Salvador, 21 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

São João da Bahia: Público comparece em peso na Praça Tereza Batista, no Pelourinho, no segundo dia de festa

O segundo dia do São João da Bahia, na Praça Tereza Batista, no Pelourinho, foi um verdadeiro sucesso e levou milhares de pessoas ao Centro Histórico. Com o tema “Maior que a festa, só o nosso amor”, os festejos juninos tiveram início por volta das 17h00 de sexta-feira (20), e a banda Zé de Tonha foi a primeira a se apresentar no espaço. No repertório, o melhor do forró. Sucessos como “Qui nem jiló” (Luiz Gonzaga) e “A natureza das coisas” (Flávio José) fizeram parte do setlist. Um clássico da MPB, a canção “Onde Deus possa me ouvir”, do saudoso Vander Lee, ganhou uma nova roupagem em ritmo de forró e emocionou o público. Na frente do palco, alunos da escola de dança Cabrueira colocaram todo mundo pra dançar do início ao fim da apresentação.

Depois foi a vez de todo mundo dançar ao som da banda Forró dos Vizin, que fez um show recheado de hinos do forró. Canções de Alceu Valença como “Anunciação” e “La belle de jour”, e de Luiz Gonzaga, como “Sala de Reboco”, estiveram presentes numa sequência de tirar o fôlego. Durante a apresentação, o cantor Digo Marques, vocalista da banda, declarou todo o seu amor e respeito pela banda Zé de Tonha, que havia se apresentado antes e estava na plateia assistindo a apresentação dos colegas. “Palmas para Zé de Tonha! Eu sou fã de vocês! Eu queria ser vocês!”, disse emocionado.

A terceira atração a subir ao palco da Praça Tereza Batista, às 19h20, foi o Grupo Movimento. Com seu autêntico samba, a banda reuniu inúmeros casais e idosos na frente do palco que dançaram do início ao fim ao som do mais puro samba de roda. Sucessos do Grupo Revelação como “Coração Radiante” e “Preciso te amar”, além de outros clássicos do samba romântico como “Pela vida inteira” (Kiloucura) e “Jogo de Sedução” (Exaltasamba) fizeram parte do repertório que conquistou o público.

Ao som de “Cobertor,” um dos maiores hits da banda de forró Calcinha Preta, DJ Preta deu início à sua apresentação na Praça Tereza Batista. Outros clássicos do forró como “Risca Faca” (Pepe Moreno) e “Timidez” (Cavalo de Pau) também foram executadas pela DJ. “Bora dançar juntinho?”, pediu. Preta é reconhecida como uma das principais DJs de forró da Bahia.

A quinta atração a subir ao palco, uma das mais esperadas da noite, foi a cantora Márcia Castro. Grandes hits do forró como “Olha pro céu” e “Pagode Russo”, de Luiz Gonzaga, “Tareco e Mariola” (Flávio José) e “Espumas ao vento” (Fagner) estiveram presentes no show da artista baiana e levaram o público ao delírio. O sucesso foi tanto que a praça Tereza Batista lotou e os portões do espaço precisaram ser fechados temporariamente.

Ao som de “Cintura Fina” e “O Xote das Meninas”, de Luiz Gonzaga, dois dos grandes hinos da música brasileira, o cantor Arnaldo Farias, que usava um figurino inspirado no Rei do Baião, colocou todo mundo pra dançar agarradinho no segundo dia do São João da Bahia, na Praça Tereza Batista. O que se viu foi uma multidão que encheu o espaço cantando e dançando todas do início ao fim da apresentação.

A sétima atração da noite foi o cantor e compositor Gutto Cabaré. Divertido e irreverente, Gutto convidou uma moça da plateia para dançar com ele em cima do palco. Ao som de “Me apaixonei nessa morena” (Natanzinho Lima), o cantor colocou todo mundo para cantar junto. Outros sucessos conhecidos do público como “Perdido de Amor” (Edson Gomes) e “Que dá vontade, dá” (Guilherme e Santiago) também foram interpretadas pelo artista. “Quem gostou bate palma aí, meu povo”, pediu.

E fechando o segundo dia do São João da Bahia, na Praça Tereza Batista, no Pelourinho, a cantora Gessy Reis foi a última a se apresentar. No repertório, clássicos do forró como “Tropicana” (Alceu Valença), “Sala de Reboco” (Luiz Gonzaga) e “Petrolina, Juazeiro” (Jorge de Altinho). Já passava da 01h00 da manhã e a praça permanecia lotada, com diversos casais dançando agarradinhos.

A programação da Praça Tereza Batista retorna neste sábado (21), com os shows de Gatinha Manhosa, Chambinho do Acordeon, Dan Miranda, Luh Monteiro, Juliano Nunes, Rode Torres e David Luca. O São João da Bahia no Pelourinho é uma realização do Governo do Estado da Bahia, e conta com o patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.


Veja também

Boulos
Fim da escala 6x1 deve aumentar produtividade, diz Boulos
Em entrevista ao Bom dia, Ministro, ele defendeu a redução da jornada O ministro da Secretaria-Geral...
28_03_14_Aniv Salvador_foto Valter Pontes_AGECOM3
Salvador é 2ª colocada em sustentabilidade fiscal e 4ª no funcionamento da máquina pública em ranking nacional
A Prefeitura de Salvador obteve novo reconhecimento nacional na sexta edição do Ranking de Competitividade...
Salvador Digital_Secom_PMS
Salvador Digital amplia serviços e supera 2,8 milhões de atendimentos
O Salvador Digital, portal de serviços da Prefeitura, alcançou a marca de 2,8 milhões de atendimentos...
image
Doença de alta endemicidade na Bahia, hanseníase tem cura; diagnóstico precoce evita sequelas
Contágio ocorre por meio de gotículas de saliva e secreções de pessoas infectadas que ainda não iniciaram...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar