Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Estudantes de Santa Bárbara realizam projeto de conservação do Rio Pojuca

Os estudantes do Colégio Estadual Professor Carlos Valadares, localizado no município de Santa Bárbara, estão trabalhando em um projeto de conservação do Rio Pojuca, que possui uma de suas nascentes localizadas na cidade. A iniciativa foi motivada a partir da sensibilização dos estudantes em relação a questões como assoreamento, descarte irregular de resíduos e poluição das águas do rio.

A ação propõe, além da recuperação da nascente, fazer um replantio de plantas nativas e a criação de um espaço educativo e formativo para a comunidade barbarense e de preservação ambiental, unindo ciência, inovação e pertencimento ao território.

“Esta é uma das formas de demonstrar que a juventude pode ser protagonista na construção de um futuro mais consciente e sustentável. Como ações já realizamos entrevistas com a comunidade, maquete do espaço de lazer, formações socioambientais sobre a temática e pesquisa de campo”, comentou a professora Charlene Cristine de Jesus.

Esta iniciativa faz parte do Projeto Juventude em Ação (JA): Construindo a Agenda 21 nas Escolas, que visa fomentar as discussões sobre questões socioambientais e fortalecer a educação ambiental no currículo das unidades escolares. Por meio da formação de Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA), que integram o projeto no âmbito das escolas da rede estadual de ensino, são realizadas ações de mobilização, articulação e organização da comunidade escolar, promovendo o protagonismo estudantil em consonância com as políticas públicas.

Para o estudante Adrian de Lima, 18 anos, que faz o curso técnico em Alimentos na unidade escolar, a COM-VIDA promove a conscientização ambiental e o cuidado com o espaço coletivo. “Ela incentiva a participação ativa dos estudantes nas decisões que afetam a comunidade escolar e fortalece uma cultura de sustentabilidade. A nossa escola, por exemplo, já desenvolve alguns projetos voltados ao meio ambiente, como o projeto de produção de biodiesel, a partir do óleo de licuri, que já apresentei em várias feiras de ciências. Isso mostra o quanto a escola valoriza e incentiva iniciativas sustentáveis”, disse.

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