Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

São João de SAJ teve 12 ocorrências de violações registradas pelo Plantão Integrado de Direitos Humanos

Durante quatro dias de atuação (20 a 23 de junho), o Plantão Integrado de Direitos Humanos registrou 12 ocorrências de violações de direitos no São João do município de Santo Antônio de Jesus. Nove destas, ou seja 75% do total, foram classificadas como situações de vulnerabilidade social; duas como violações de direitos; e uma como possível crime. Os principais casos envolveram vulnerabilidade não tipificada (5); crianças ou adolescentes perdidos (3); dificuldade de acessibilidade (2); trabalho infantil (1); e negligência à pessoa vulnerável (1). As vítimas foram, majoritariamente, adolescentes e adultos, 100% negras, com predominância de mulheres cisgênero (58%).
Plantão Integrado de Direitos Humanos é uma ação do Governo do Estado, articulada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) com órgãos públicos das três esferas de governo, do sistema de justiça e organizações da sociedade civil. Durante os festejos, a iniciativa promove a proteção de grupos vulnerabilizados, garantindo respostas rápidas a violações de direitos, além de prevenir essas ocorrências. Desse modo, a atuação intersetorial do Plantão Integrado inclui ações de sensibilização, escuta qualificada, atendimento e encaminhamento técnico, envolvendo saúde, assistência social, segurança pública, sistema de justiça e cultura.
Prevenção
As ações de prevenção integradas foram decisivas. Assim, dezenas de crianças foram acolhidas na ‘Casa do Brincar’; mais de 2 mil pulseiras de identificação foram distribuídas em diferentes dias e locais da festa; diversas pessoas em situação de rua foram atendidas e encaminhadas aos serviços de saúde e de proteção social. Por outro lado, as equipes de saúde registraram altos índices de atendimentos ligados ao consumo abusivo de álcool – sobretudo entre mulheres -, o que reforçou a importância das ações de sensibilização e redução de danos, desenvolvidas com o apoio da Defensoria Pública do Estado (DPE) e da Secretaria de Cultura (Secult).
Destacam-se, nesse contexto, a articulação com rádios locais e mestres de cerimônia, que veicularam orientações e mensagens do Plantão Integrado, incentivando a hidratação e alertando sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas aos menores de idade. Uma intervenção cultural do grupo de percussão ‘Olorum’, na Praça Padre Mateus, foi agregada à ação de mobilização, contribuindo para a sensibilização em direitos humanos e ampliando o alcance do Plantão para além do circuito oficial.
Também como parte das ações prévias do Plantão Integrado dos Direitos Humanos durante os festejos juninos, a SJDH, em parceria com a Polícia Militar da Bahia (PMBA), realizou a Formação em Direitos Humanos das Forças de Segurança no dia 16 de junho. O objetivo é fortalecer o atendimento humanizado nas abordagens realizadas por agentes de segurança durante grandes eventos populares. A formação reuniu, presencialmente, mais de 200 agentes, entre policiais militares, civis, polícia técnica, bombeiros e guardas municipais, no Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (BEPE) e, de forma virtual, alcançou efetivos de outros 24 municípios baianos.
Cuidado e prevenção
A presença qualificada do Plantão Integrado de Direitos Humanos, pela primeira vez, em SAJ, evidenciou a importância de uma política pública comprometida com o cuidado e o enfrentamento às violações. A população aderiu prontamente às ações do Plantão, fazendo questão de ser fotografada com plaquetas da campanha ‘Respeito é Nosso Direito’ – com alertas para o respeito aos direitos de grupos vulnerabilizados -, ou mesmo incorporando a bandana temática ao figurino junino.
A atuação do Plantão Integrado em Santo Antônio de Jesus foi uma demonstração de que as festas populares podem e devem ser espaços de afirmação de direitos, onde a celebração caminha junto com o respeito, a proteção e o compromisso social. Mas, com base no relatório da ação, a equipe da Pontos Diversos (organização parceira da SJDH na execução do projeto), recomenda o fortalecimento de ações preventivas ao consumo de álcool entre adolescentes, a garantia de acessibilidade nos espaços do evento e a intensificação da comunicação com a população via cultura popular.
Fotos: Cleomário Alves- Ascom_SJDH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Betto Jr
Semob monta operação especial de transporte para a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
A Secretaria de Mobilidade (Semob) irá realizar uma operação especial de transporte por conta da Festa...
Paripe
Paripe: homem é preso suspeito de tentar estuprar médica em unidade de saúde que fica ao lado de companhia policial
Um homem de 30 anos foi preso, na quinta-feira (4), suspeito de tentar estuprar uma médica, de 33 anos,...
Palco Nelson Rufino
Nova Orla de Pituaçu será inaugurada neste sábado (6) com lavagem, estátua de Nelson Rufino e show de Filhos de Jorge
A Prefeitura de Salvador inaugura oficialmente a Nova Orla de Pituaçu neste sábado (6), a partir das...
Ônibus elétrico no Centro Histórico
Semob amplia período de testes da linha experimental no Centro Histórico
A Secretaria de Mobilidade (Semob) ampliará o período de funcionamento da linha experimental criada temporariamente...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar