Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Empreendedora baiana firma parceria com diretor criativo e estilista de Moçambique com foco no afroempreendedorismo internacional

A empreendedora baiana Dijara Santos, CEO do projeto Africa 360, receberá o diretor criativo e estilista de Moçambique King Levi em Salvador entre os dias 3 e 13 de julho. O encontro marca uma importante conexão entre Brasil e África voltada para o desenvolvimento do afroempreendedorismo internacional, unindo a capital baiana a Moçambique em uma proposta de intercâmbio cultural e econômico.
Durante a estadia de King Levi em Salvador, os dois profissionais irão fortalecer parcerias e articular estratégias para o Fancy África Brasil, evento programado para novembro, durante as celebrações da Consciência Negra. “Estar em Salvador é como estar em casa. É um reencontro de histórias e povos que nunca estiveram separados”, afirma King Levi sobre sua visita à cidade mais negra fora do continente africano.
O Fancy África Brasil vai além da moda, reunindo negócios, cultura e capacitação com foco no desenvolvimento social. “O Africa 360 nasce exatamente para isso: internacionalizar afroempreendedores e provar que não existem fronteiras para quem carrega a força dos nossos ancestrais”, explica Dijara. Segundo a empreendedora, o evento “é sobre identidade, ancestralidade e oportunidade”, transformando a criatividade em potência econômica.
Impacto social
Um dos destaques dessa iniciativa é o Fancy Africa Lab, programa de formação e mentoria que selecionará 10 jovens negros das periferias de Salvador para capacitação em moda, cultura e empreendedorismo afrocentrado. A iniciativa contará com a participação de estilistas e profissionais de diversos países africanos, como Moçambique, Nigéria, África do Sul, Senegal, Gana e Angola, que compartilharão conhecimentos e experiências do mercado internacional.
Dijara Santos tem consolidado sua atuação internacional. Em 2024, foi nomeada pela primeira-dama do Reino de Lesotho, Sindiswa Mzamo, como Presidenta do Circle Global Business Women (CGBW) no Brasil, rede que conecta lideranças africanas à diáspora e fomenta alianças comerciais. Com essas iniciativas, Salvador se fortalece como um importante ponto de conexão entre o Brasil e o continente africano, abrindo caminhos para empreendedores negros no mercado global.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!