Salvador, 24 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Cantora argentina Maryta de Humahuaca faz show gratuito no Instituto Cervantes nesta sexta (04)

Na próxima sexta-feira, 04 de julho, às 18h30, o auditório do Instituto Cervantes, em Salvador, recebe o espetáculo “Andes Infinitos”, da cantora, compositora e gestora cultural argentina Maryta de Humahuaca. Com entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço, o show é uma realização conjunta do Instituto Cervantes com o Consulado Geral da Argentina em Salvador e contará com as participações especiais dos músicos brasileiros Pedro de Rosa Moraes e Gabi Guedes.

“Andes Infinitos” é um concerto que conduz o público por uma viagem musical aos Andes, evocando as paisagens sonoras das montanhas coloridas de Jujuy e de outras regiões andinas. O repertório reúne composições autorais e canções de ícones como Violeta Parra, Mercedes Sosa, Sulma Yugar, Chabuca Granda e Martha Elena Hoyos. A apresentação ultrapassa fronteiras geográficas, incorporando também os ícaros da cultura Shipibo e cantos mântricos dos povos araucanos, num espetáculo que celebra a força e a memória da música ancestral.

Maryta de Humahuaca tem mais de duas décadas de atuação na promoção das expressões culturais dos Andes. Natural de Jujuy, foi declarada Embaixadora Cultural da província e já ocupou o cargo de Secretária de Cultura de Humahuaca. Seu trabalho a levou a diversos países das Américas, onde combina apresentações com workshops e clínicas de canto ancestral, sempre com o objetivo de valorizar e preservar o patrimônio imaterial da região.

Com uma trajetória marcada por colaborações com artistas como Lila Downs, Carlinhos Brown e Juan Falú, Maryta é autora de projetos como “Madres Cantoras”, “Inti Takin” e “Cultura Viva”, e também participou de produções audiovisuais como “Mi Obra Maestra” e o documentário “Ricardo Vilca – Quebrada, Música y Silencio”. Atualmente, prepara o lançamento de um novo álbum internacional e um programa de televisão voltado à cultura de sua terra natal.                                                      

Serviço:

Show “Andes Infinitos” com Maryta de Humahuaca

Data: Sexta-feira, 04 de julho

Horário: 18h30

Local: Auditório do Instituto Cervantes – Ladeira da Barra

Entrada gratuita (sujeita à lotação do espaço)

Realização: Instituto Cervantes e Consulado Geral da Argentina em Salvador

Participações especiais: Pedro de Rosa Moraes e Gabi Guedes

Veja também

Flávio Bolsonaro
Último dia para qualquer tipo de propaganda eleitoral é neste sábado
Campanha só está permitida até às 22h; confira regras Na reta final do segundo turno das Eleições de...
futebol
Ex-jogadoras da seleção de futebol incentivam alunas em escolas do Rio
Brasil sediará Copa do Mundo feminina em 2027 Na escola municipal Juan Antonio Samaranch, em Santa Teresa,...
Mateus
Bahia conquista prata no judô e bronze no triathlon nos Jogos da Juventude 2026
A delegação baiana conquistou duas medalhas no primeiro bloco dos Jogos da Juventude 2026, disputados...
chuva
Inmet: Domingo de eleição será chuvoso em boa parte do país; confira
Norte e Nordeste têm predomínio de tempo seco e calor O fim de semana de eleições terá predomínio de...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos