Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Bahia realiza 5ª Conferência Estadual de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador com foco na saúde como direito humano

Com o tema “Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador como Direito Humano”, a 5ª Conferência Estadual de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador do Estado da Bahia (5ª CESTT-BA) será realizada desta quinta-feira (3) a sábado (5), no Centro de Convenções do Hotel Fiesta, em Salvador. O evento reafirma a saúde no trabalho como um pilar essencial da dignidade, equidade e justiça social.
A conferência integra uma das etapas preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT), e tem como objetivo principal avaliar as condições atuais de saúde e trabalho no estado, propor diretrizes para a consolidação da Política Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) e fortalecer o papel do SUS como garantidor desse direito.
Em um contexto de crescentes ameaças aos direitos trabalhistas, de precarização das relações de trabalho e de adoecimento físico e mental das trabalhadoras e trabalhadores, o evento propõe uma ampla escuta social e diálogo para garantir que o trabalho não seja fator de adoecimento, mas sim de realização e cidadania.
A conferência discutirá três eixos: “Política Estadual de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador”, “As Novas Relações de Trabalho e a Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador” e “Participação Popular na Saúde das Trabalhadoras e dos Trabalhadores para o Controle Social”.
Além dos debates, a conferência será um espaço de proposição de políticas e eleição de delegadas e delegados para a etapa nacional, tendo como público-alvo gestores, prestadores de serviços de saúde, profissionais da saúde e usuários dos serviços de saúde pública. Estima-se que 760 pessoas delegadas dos 417 municípios participarão da conferência.
Foram cadastradas 108 propostas provenientes da realização das 9 Conferências Macrorregionais que foram sistematizadas pela Comissão de Relatoria, e que serão apreciadas pelas pessoas delegadas nos grupos de trabalho durante a conferência. Durante a 5ª CESTT-BA serão eleitas 12 propostas prioritárias, três por eixo temático, para a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que acontecerá em Brasília entre os dias 18 a 21 de agosto, bem como 76 pessoas delegadas que representarão o estado da Bahia no evento.
Realizada pelo Conselho Estadual de Saúde, juntamente com Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a CESTT-BA é resultado de um processo de construção coletiva, envolvendo também o Conselho Nacional de Saúde e Conselhos Municipais de Saúde.
As conferências são espaços democráticos que possibilitam à população contribuir para a formulação de políticas públicas e direcionamento das ações de governo em todas as esferas da federação, em um sistema descentralizado e integrado de saúde.
 
Foto: Robson Farias 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar