Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Estudantes do Colégio da Polícia Militar de Lobato representarão a Bahia na RoboCup 2025

Duas equipes do Colégio da Polícia Militar (CPM) de Lobato, em Salvador, vão representar a Bahia e o Nordeste na RoboCup 2025, que ocorrerá de 15 a 21 de julho, na capital baiana. A vaga foi garantida pelo desempenho no Campeonato Brasileiro de Robótica 2024, em Goiânia, com apoio da Secretaria da Educação da Bahia (SEC). Considerada a maior competição internacional de robótica inteligente do mundo, a RoboCup reúne estudantes e pesquisadores em desafios que simulam situações reais, como salvamentos, jogos de futebol e automação doméstica.

As equipes BravoBot e EchoBot criaram robôs virtuais de resgate com abordagens distintas. O BravoBot (Anna Júlia Pena, Maria Clara Andrade e Robert Silva) usa mapeamento via tecnologia de sensoriamento e o EchoBot (João Marcos de Souza, Larissa Marques e Wendel Abreu) foca na precisão com sensores de distância. O projeto foi iniciado em 2023, em parceria com o Centro de Pesquisa em Arquitetura de Computadores, Sistemas Inteligentes e Robótica (ACSO) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ganhando ritmo com atividades laboratoriais e mentoria técnica.

O estudante Robert Silva, 3ª série do Ensino Médio, da Equipe Bravo, relata que a Robótica tem sido “uma experiência extraordinária” que o tirou da rotina tradicional e o levou a interagir com conteúdos internacionais desde que ingressou no Ensino Médio. Ele destaca que a Iniciação Científica Júnior ensinou a buscar respostas por conta própria e preparar para desafios reais. “Nunca imaginei que um projeto escolar me levaria a representar o Brasil diante do mundo”.

Potencial da escola pública

A diretora do CPM, Leonor Magalhães, ressalta que a iniciação científica transforma a trajetória escolar, estimulando pesquisa, senso crítico, criatividade e autonomia. “Ver nossos alunos criando soluções para salvar vidas em um robô de resgate é a prova viva de que a educação pública tem potência”. Já o professor de Física e coordenador de Robótica, Éberlon Araújo, reforça que participar da RoboCup é mais do que competir. “É uma afirmação do potencial da escola pública quando há incentivo, compromisso e oportunidade. É mostrar ao Brasil e ao mundo que nossos alunos têm talento, vontade e competência para alcançar grandes feitos”.

A preparação contínua para o Campeonato Brasileiro de Robótica 2025, em outubro, em Vitória (ES), será seletiva para o mundial, em 2026. Para Robert, representar a Bahia na RoboCup é motivo de orgulho. “Essa experiência é gratificante e transformadora. Estamos fazendo a diferença”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!