A LiteAfroInfantil, idealizada pela escritora, contadora de histórias pretas e educadora Niní Kemba Náyò, existe desde 2018 e se dedica a promover atividades na área de arte, cultura e educação tendo a literatura preta, para as infâncias, como base, destacando assim a rica herança cultural africana e afrodiaspórica. Desde sua criação, tem impactado diversas instituições, uma vez que oferece uma variedade de recursos, incluindo recomendações de livros, vídeos de contação de histórias pretas, além de desenvolver ações educativas voltadas ao conhecimento da oralidade, literatura e cultura africana, ações artísticas voltadas ao público infantil e formação de professores, sempre de forma contínua. Com mais de 45 mil seguidores no Instagram, se destacando como um importante veículo de valorização e celebração da cultura negra africana, para as infâncias.
A Oficina “Contação de Histórias Pretas – Literatura de Erê” é uma das formações oferecidas pela LiteAfroiInfantil, nasceu em 2019 sendo sua primeira turma no IFBA Salvador. Durante a pandemia formou mais de 41 turmas, com edições em todo o Brasil. Em 2024, voltando ao presencial, formou 30 educadores através do edital Vozes Culturais da Bahia, na Biblioteca Pública JuracyMagalhães Júnior SSA.
A Oficina destaca-se por sua metodologia que celebra a oralidade africana, no resgate de valores civilizatórios africanos e promoção da dignidade de crianças pretas, além de unir oralidade e literatura. Essa formação chega para ampliar o conhecimento de profissionais da educação e artistas da palavra para que estes possam enriquecer seus fazeres. Considerada uma das maneiras mais antigas de difusão de valores necessários para a convivência harmoniosa, a contação de histórias proporciona aos pequenos uma compreensão ampliada do mundo e a construção das identidades culturais, via memória de seus ancestrais. De forma lúdica, auxilia no desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças, se destacando como uma importante aliada da educação infantil.
No segundo semestre de 2025 a Oficina volta, agora com três edições, atendendo ao território da prefeitura Bairro Valéria e tendo sido contemplado no Edital Territórios Criativos Ano II. Este reconhecimento é um testemunho do impacto significativo que a LiteAfroInfantil tem tido na educação e na cultura.
Pessoas interessadas em participar da oficina “Contação de Histórias Pretas – Literatura de Erê 2025″ podem se inscrever gratuitamente através do formulário disponível na bio da página do projeto no Instagram @ochpliteraturaere.
O projeto Oficina de Contação de Histórias Pretas – Literatura de Erê 2025, foi contemplado pelo edital Territórios Criativos – Ano II com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal.”
SERVIÇO
O QUE: Oficina de Contação de Histórias Pretas Literatura de Erê 2025
QUANDO: 22 de Agosto, Setembro e Outubro (datas a definir)
ONDE: Nova Brasília de Valéria, Pirajá e Valéria
QUANTO: Gratuito
VAGAS:20
PÚBLICO ALVO: Maiores de 18 anos; educadores, artistas da contação de histórias e do teatro, bem como interessados em geral que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a literatura negra infantil e a oralidade africana.
Para mais informações sobre a Oficina de Contação de Histórias Pretas – Literatura de Erê 2025, entrevistas e pautas ligue (71) 9 9250-5463 ou envie e-mail tartacomunicacao@gmail.com