Salvador, 24 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Bruno Reis se reúne com APLB, confirma retorno das aulas nesta segunda (21) e afirma que 200 dias letivos serão cumpridos

Após reunião com a diretoria da APLB-Sindicato na tarde desta sexta-feira (18), o prefeito de Salvador, Bruno Reis, confirmou o retorno imediato das aulas na rede municipal de ensino, a começar por este sábado (19), em algumas escolas, e em todas as unidades a partir de segunda-feira (21). A medida ocorre após a categoria anunciar nesta sexta o fim da greve. Segundo o prefeito, o ano letivo da capital baiana será estendido até janeiro, com o objetivo de cumprir os 200 dias mínimos que são exigidos por lei.

 

“Algumas escolas amanhã já terão aulas como parte do programa Aprender+, que também vai nos ajudar nessa recomposição. A partir de segunda-feira, é 100% normalidade. Vamos estabelecer um calendário para a reposição das aulas. Foram 43 dias úteis comprometidos e nós, gestão e professores, assumimos o compromisso de que não iríamos, em hipótese alguma, comprometer os 200 dias do ano letivo, garantindo que o nosso objetivo principal é uma educação de qualidade, que nossas crianças possam aprender”, disse Bruno Reis.

 

O secretário municipal de Educação (Smed), Thiago Dantas, celebrou o acordo firmado com a APLB-Sindicato e o retorno imediato das aulas, inclusive com a retomada do Aprender+, que oferece atividades escolares aos sábados, com o objetivo de fortalecer o aprendizado dos estudantes. A iniciativa, que começou em 2023, é uma das ações estratégicas de apoio à aprendizagem dos alunos adotadas pela pasta e integra o Programa Nossa Escola.

 

“O ponto mais importante [da reunião] é que as aulas já retornam amanhã, sábado, na operação Aprender+. E também não podemos deixar de comemorar o acordo celebrado. Os pontos trazidos pelo sindicato foram, na sua grande maioria, contemplados. E outros pontos não contemplados nesse momento serão estudados. Existe o compromisso de criação de uma mesa de negociação permanente desde já, sempre com a premissa de valorização do profissional da educação”, destacou o secretário.

 

O prefeito fez um pedido para que mães, pais e responsáveis levem as crianças às unidades de ensino na segunda-feira. “Precisa ficar claro para os pais, para as mães, para os responsáveis: podem levar as crianças às escolas, pois elas estarão funcionando 100%, com todas as turmas, com todos os professores. Precisamos disso para que a gente recupere o tempo perdido e garanta o que é fundamental, que é o aprendizado dessas crianças”, afirmou.

 

Como destacou o secretário Thiago Dantas, a prioridade agora é formular o plano de recomposição de aprendizagem. “Vamos olhar para esses alunos, esperar que eles retornem e sejam acolhidos nas escolas. E que a gente possa fazer juntos um trabalho de construção dessa estratégia para garantir que eles consigam ter no ano de 2025 a aprendizagem esperada para cada um dos anos de escolarização. Que a gente possa aprender com todo esse processo e aprimorar cada vez mais a educação de Salvador”, acrescentou o secretário.

 

Além de Bruno Reis e de Thiago Dantas, participaram da reunião os secretários municipais de Gestão (Semge), Alexandre Tinoco, e de Governo (Segov), Cacá Leão. O presidente da APLB-Sindicato, Rui Oliveira, também esteve no encontro, assim como outros dirigentes.

 

“Não queríamos que essa greve ocorresse e que ela se prolongasse. De forma permanente, a Prefeitura manteve o diálogo com os sindicalistas. Então, o movimento se estendeu não por nossa vontade, mas finalmente chegamos ao entendimento e agora é recuperar o tempo perdido. Disse a eles que o que aconteceu até aqui fica no passado. Então, olhando para frente, vamos trabalhar de mãos dadas para levar a educação de Salvador para as primeiras posições do Brasil”, completou o prefeito.

 

Fotos: Betto Jr./ Secom PMS

Veja também

conexão criativa ssa_ascom secult 2
Empresas criativas de Salvador ampliam negócios em eventos nacionais e internacionais
Empresas de Salvador dos setores de música e audiovisual vêm ampliando sua participação em mercados estratégicos...
WhatsApp Image 2026-10-24 at 09.17
SSP inicia a Operação Eleições no 2° Turno com ativação do CICC neste sábado
Trinta e uma instituições municipais, estaduais e federais, além de concessionárias de serviços trabalham...
BRT-operacao-em-Salvador_Fot-Bruno-Concha_Secom_Pms-2
Linhas da Estação Mussurunga e Terminal Águas Claras passarão a aceitar pagamento via QR Code a partir de segunda-feira (26)
Quem utiliza as linhas de ônibus da Estação Mussurunga e do Terminal Águas Claras poderá contar, a partir...
Secult_Cobertura_atividades_cidade_saber_nova modalidade_danca_acrobatica_foto_Juliano Sarraf_21_10_26 (19)
Cidade do Saber amplia atividades com estreia da modalidade dança acrobática
Com aulas em 20 modalidades nas áreas de arte e cultura, literatura, audiovisual e esporte, a Cidade...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos