Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho, Mucugê, Pindobaçu e Curaçá recebem Operação Gatonet, da Neoenergia Coelba, na próxima semana

Objetivo da ação é garantir a segurança da população e diminuir a poluição visual nas cidades

A Operação Gatonet, realizada pela Neoenergia Coelba para combater o emaranhado de fios, acontecerá em seis municípios baianos na próxima semana. A partir de segunda-feira (28), equipes da distribuidora estarão dedicadas exclusivamente à remoção dos cabos de telefonia e internet instalados irregularmente em Lauro de Freitas, Simões Filho, Mucugê, Pindobaçu e Curaçá. Em Salvador, a ação acontece no bairro de São Marcos.

 

O emaranhado de fios encontrados nas cidades, que são provocados pelas empresas irregulares de telefonia e internet, representa riscos para a população. O gatonet não segue os critérios técnicos e de segurança para instalar os seus cabos nos postes e não realiza a devida manutenção nos equipamentos, podendo deixar fios soltos e provocar incêndios na fiação. O fornecimento de energia também pode ser prejudicado por essas operadoras irregulares.

 

A Operação Gatonet tem o objetivo de evitar todos esses prejuízos para a sociedade e para o sistema elétrico. A Neoenergia Coelba vem intensificando as ações de combate ao emaranhado de fios e já removeu, no primeiro semestre de 2025, mais de 565 toneladas de cabos irregulares – volume recorde que representa um aumento de 25% quando comparado ao mesmo período do ano passado.

 

Além das ações em campo, a distribuidora lançou um portal que permite a população verificar se a operadora que presta o serviço de internet é regular. Isto garante que o processo de análise técnica foi devidamente realizado e que houve aprovação nos critérios de segurança. Para verificar a lista completa dos provedores autorizados, acesse o link a seguir: Link.

 

Canal exclusivo para os provedores

Os provedores de internet de Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho, Mucugê, Pindobaçu e Curaçá que estão irregulares têm à disposição um canal exclusivo para que se regularizem e evitem que os seus cabos sejam retirados e o fornecimento de internet interrompido. A Neoenergia Coelba disponibiliza um canal de atendimento direto para as empresas. Através do e-mail atendimentousomutuo.coelba@neoenergia.com, as operadoras poderão tirar suas dúvidas e receber orientações sobre o assunto.

 

Responsabilidades

A Neoenergia Coelba ressalta que o compartilhamento dos postes com as empresas de telefonia, internet e TV a cabo é determinado pelas Resoluções Conjuntas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP). De acordo com as Resoluções, as empresas que utilizam os postes precisam estar regularizadas, realizar as manutenções devidas em seus equipamentos e atender às normas técnicas e comerciais específicas. ​
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Betto Jr
Semob monta operação especial de transporte para a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
A Secretaria de Mobilidade (Semob) irá realizar uma operação especial de transporte por conta da Festa...
Paripe
Paripe: homem é preso suspeito de tentar estuprar médica em unidade de saúde que fica ao lado de companhia policial
Um homem de 30 anos foi preso, na quinta-feira (4), suspeito de tentar estuprar uma médica, de 33 anos,...
Palco Nelson Rufino
Nova Orla de Pituaçu será inaugurada neste sábado (6) com lavagem, estátua de Nelson Rufino e show de Filhos de Jorge
A Prefeitura de Salvador inaugura oficialmente a Nova Orla de Pituaçu neste sábado (6), a partir das...
Ônibus elétrico no Centro Histórico
Semob amplia período de testes da linha experimental no Centro Histórico
A Secretaria de Mobilidade (Semob) ampliará o período de funcionamento da linha experimental criada temporariamente...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar