Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Cidadania Rural leva serviços e dignidade para comunidade indígena em Pau Brasil

Com foco na garantia de direitos básicos e no fortalecimento da inclusão social, o projeto Cidadania Rural chega ao município de Pau Brasil, no extremo sul da Bahia, com uma ação voltada para a comunidade indígena Pataxó Hã-Hã-Hãe. A iniciativa será realizada nos dias 25 e 26 de julho, no Colégio Estadual Indígena Caramuru Catarina Paraguaçu, com atendimentos das 8h30 às 17h.
Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), o projeto vai ofertar serviços como a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) e o ID Jovem, documento que amplia o acesso de jovens de baixa renda a benefícios garantidos por lei.
“Cada documento entregue é também um gesto de respeito, de escuta e de reparação com povos que construíram nossa história. O Cidadania Rural é uma forma concreta de mostrar que o Governo da Bahia está ao lado de quem mais precisa, garantindo dignidade e abrindo portas para um futuro com mais oportunidades”, afirmou Osni Cardoso, secretário de Desenvolvimento Rural.
A ação também conta com o apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), do programa Bahia Sem Fome e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (SEPROMI), por meio da Superintendência de Políticas para Povos Indígenas (SPPI). A Edição de Povos Indígenas do Cidadania Rural acontece até o final de julho e já passou pelos municípios de Abaré, Rodelas e Eunápolis, atendendo os povos das etnias Tupinambá, Atikum, Kambiwá, Tuxá, Pankararé, Tumbalalá e Tuxi.
Para o coordenador de Apoio a Jovens, Mulheres e Povos Tradicionais da SUAF, Jadson Levi, a parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (SEPROMI) é essencial para o fortalecimento da cidadania e inclusão social das comunidades indígenas. “Em municípios como Pau Brasil, onde a presença indígena é forte, é fundamental que as políticas públicas cheguem de forma articulada, e a parceria com a SEPROMI reforça esse compromisso, reconhecendo identidades e garantindo os direitos dos povos originários, promovendo inclusão desde a base.”
Ao garantir acesso à documentação civil e a políticas públicas, o Cidadania Rural contribui para a segurança jurídica e reforça o papel da agricultura familiar como vetor de desenvolvimento social e econômico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!