Salvador, 2 de novembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Coração de Maria promove jornada educativa com foco na saúde física e mental nas escolas municipais

O Instituto de Saúde e Educação do Nordeste (ISEN), em parceria com a Prefeitura Municipal de Coração de Maria, realiza entre os dias 29 e 31 de julho uma jornada de eventos voltada à promoção da saúde física e mental de alunos, pais e professores da rede pública de ensino. A iniciativa integra o programa “Educaê – Juntos por uma Nova Educação”, e visa fortalecer os vínculos familiares, qualificar o atendimento nas escolas e valorizar os profissionais da educação.

Durante os três dias, escolas municipais da cidade – localizada a 111 km de Salvador – receberão especialistas das áreas de educação, psicologia e nutrição, que vão conduzir palestras e rodas de conversa sobre temas como comunicação não violenta, saúde emocional, bullying, alimentação saudável e inclusão de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento.

A programação tem início na terça-feira, 29, com dois encontros voltados a famílias de estudantes. Às 8h30, na Escola Manoel José Vieira, a professora Luciana Pedreira apresenta a palestra “O papel da família no ambiente escolar: comunicação não violenta”. Simultaneamente, às 9h, no Núcleo de Núcleo de Educação Especial (NNEE), a psicóloga Clafyllla Luiza Cruz de Oliveira conversa com pais sobre “A importância do cuidado nas diferentes situações: raiva, conflitos e convivência”.

Ainda na terça-feira, às 14h, a Escola Antônio Costa recebe uma roda de conversa com a mesma psicóloga, que debaterá com professores e alunos o tema “Falando sobre bullying”, destacando os impactos psicológicos da prática e estratégias de prevenção no cotidiano escolar.

Na quarta-feira, 30, a jornada continua com dois novos encontros. Às 8h30, na Escola Hermando Teles, o professor André Almeida Pais ministra a palestra “A importância da família no ambiente escolar”, reforçando o papel fundamental da participação familiar no processo de aprendizagem e no bem-estar dos estudantes. Às 9h, na Escola Manoel José Vieira, a nutricionista Kézia Feitosa conversa com alunos e professores sobre “A alimentação saudável no processo cognitivo”, abordando a relação direta entre hábitos alimentares e o desempenho escolar.

Encerrando a programação, na quinta-feira, 31, às 10h30, a Escola São Francisco será palco da palestra “Como tratar o aluno TEA/TDAH”, conduzida pela professora doutora Ana Nascimento. A especialista em Neurociências e doutora em Fisiologia Humana pela Universidad de Valencia (Espanha) vai apresentar orientações práticas sobre como identificar e acolher alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD) no ambiente escolar.

“O objetivo é capacitar os professores à luz das Neurociências, promovendo a inclusão e o entendimento sobre como as alterações no sistema nervoso impactam o comportamento, o aprendizado e as relações sociais dos alunos”, explica a professora Ana Nascimento.

A ação faz parte do programa Educaê, desenvolvido pelo ISEN com apoio do governo municipal, que tem como missão modernizar a educação pública de Coração de Maria, qualificando os serviços educacionais e valorizando os profissionais que atuam nas escolas.

SOBRE O ISEN: O Instituto de Saúde e Educação do Nordeste (ISEN) é uma organização do terceiro setor fundada em 20 de agosto de 2005, mas que adquiriu a atual denominação e conformação jurídica e legal em 20 de outubro de 2021, com sede em Salvador (BA), com experiência comprovada e qualificação técnica para desenvolver projetos com foco em eficiência da saúde pública, educação, assistência social e combate à pobreza. Atualmente, desenvolve projetos em parceria com o poder público nos estados da Bahia, Maranhão e Alagoas.

Veja também

flica2026
Escritoras internacionais debatem violência política, racismo e crises migratórias na FLICA 2026
A ruandesa Scholastique Mukasonga e a venezuelana María Elena Morán compartilham suas trajetórias na...
sem_titulo-3
Forças do Ceará intervêm para garantir água após ameaça de facção
Comerciantes teriam sido ameaçados por integrantes do Comando Vermelho As forças de segurança do Ceará...
pzzb3511
Novas regras de atendimento ao consumidor começam a valer hoje
Novo decreto do SAC exige contato direto por telefone e outros canais A partir desta segunda-feira (2),...
jornalistas
ONU ressalta importância de proteger jornalistas e acesso à informação
Guterrez: jornalistas pagam preço exorbitante por dizer a verdade “Em todo o mundo, jornalistas...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos