Brasília, 25 de julho de 2025 – Foi alcançada a marca de 100 milhões de números telefônicos portados. Trata-se de um marco histórico para o setor de telecomunicações brasileiro que demonstra tanto a solidez e a confiabilidade do sistema de portabilidade quanto o compromisso do setor com seus clientes. Desses 100 milhões de números portados, 24,78 milhões são de telefones fixos e 75,22 milhões de móveis.
A implementação da portabilidade foi feita em 2008, por meio da criação, pela Anatel, da Entidade de Administradora da Portabilidade Numérica no Brasil, que é gerenciada pela ABR Telecom desde sua instituição. Desde então, o sistema tem evoluído continuamente, com destaque para a implementação, em 2023, de um sistema de confirmação do pedido do cliente, feito por SMS, para aumentar a segurança do processo.
Entre o mês de abril até o dia 30 de junho deste ano, foram realizadas 1,73 milhão de trocas efetivadas, sendo 479,35 mil usuários de telefonia fixa e 1,25 milhão de usuários de telefonia móvel mudaram de operadora, mantendo o número”, detalha a entidade.
Portabilidade numérica na Bahia – Desde que a portabilidade numérica está disponível para os DDDs 71,73,74,75,77, os usuários da região realizaram 3,25 milhões de portabilidades numéricas. O equivalente a 800,42 mil (25%) solicitações foram feitas por usuários de telefones fixos e 2,45 milhões (75%) de telefones móveis. No Estado, entre abril e 30 de junho, foram feitas 12,90 mil portabilidades em telefones fixos e 47,15 mil em móveis.
Como funciona?
A portabilidade numérica pode ser feita entre operadoras do mesmo tipo de serviço – de móvel para móvel ou fixo para fixo – dentro do mesmo DDD. O processo leva até três dias úteis após a solicitação, também podendo ser agendado. Se o cliente desistir, tem dois dias úteis para cancelar o pedido.
Para solicitar a portabilidade, é necessário entrar em contato com a operadora para a qual deseja fazer a portabilidade de seu número e informar os dados solicitados (que incluem uma comprovação da titularidade do número telefônico). Após o pedido, dentro do prazo de 3 dias úteis, o cliente receberá uma mensagem SMS para confirmação de seu interesse no procedimento.