Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Abertura do NordestLAB reúne grandes nomes do audiovisual e da cultura no Goethe-Institut em Salvador

A abertura do NordesteLAB 2025 reuniu grandes nomes do audiovisual e da cultura de Salvador e de outras regiões do país, na noite desta terça-feira (5), no Goethe-Institut, no Corredor da Vitória. Até a próxima sexta-feira (8), haverá trocas intensas de conhecimento, debates e projeções que visam moldar o futuro do cinema e de segmentos relacionados ao setor no Brasil.

 

O evento vai reunir profissionais de 17 estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O projeto foi contemplado pelo edital Gregórios – Ano IV com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos (FGM), da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), do Ministério da Cultura.

 

Presente na abertura, o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, destacou o crescimento e a importância da iniciativa para a capital baiana: “É o décimo primeiro ano que ele acontece, e nós sempre tivemos parceiros. Hoje temos números impressionantes: as principais plataformas estão aqui, representantes do país inteiro, mesas interessantíssimas e, principalmente, negócios. O NordesteLAB surge dessa possibilidade de azeitar os negócios no audiovisual”.

 

Na ocasião, foi feita a exibição de algumas produções audiovisuais com a participação referências do segmento, a exemplo de Débora Ivanov, sócia da Gullane e diretora da distribuidora Gullane+; Erika Alvarez, gerente de relações governamentais e políticas públicas do YouTube Brasil e mercados emergentes; e Silvia Fu, chefe de produção de conteúdo roteirizado no Brasil pela Warner Bros Discovery.

 

Para George Vladimir, diretor de Artes e Fomento Cultural da FGM, o projeto se firmou como um evento de grande importância para a cidade não apenas no quesito de fomento ao audiovisual, mas também à produção de roteiro e aos pitches de negócio.

 

“Para nós da FGM, investir num evento como esse, em mais uma edição, com patrocínio nosso, é muito relevante e muito importante, porque é a garantia das ações continuadas e, de fato, uma política cultural efetiva para o município”.

 

Abrangência – O coordenador-geral do NordesteLAB, Gabriel Pires, adiantou que haverá muitas discussões abrangendo desde o campo econômico e políticas públicas, mas também a parte criativa.

 

“Quem deseja conhecer um pouco mais sobre o setor audiovisual e sobre essa estruturação, enquanto cadeia econômica, é muito bem-vindo para estar conosco. Estamos no nosso décimo primeiro ano acontecendo aqui em Salvador, e é muito importante estar aqui garantindo a realização do evento na capital baiana. Sabemos que existe uma estruturação de políticas públicas e também há muitas convergências”, afirmou.

 

Da plateia, o publicitário e designer gráfico Alan Pinho, de 36 anos, definiu o NordesteLAB como uma oportunidade única de trocar experiências com profissionais de várias partes do país. “Ajuda a entender melhor os caminhos do setor. É um encontro agregador e um espaço importante para ampliar os nossos caminhos”, opinou.

 

Programação e inscrições – O NordesteLAB tem uma programação diversificada com rodadas de negócios, masterclasses, clínicas jurídicas, internacionais e de distribuição de impacto, além do Laboratório Universitário. Tanto o acesso à programação completa como as inscrições podem ser feitas por meio do site: https://nordestelab.com.br/.

 

O ponto alto do evento será as rodadas de negócios que reunirão mais de 30 players, que são as grandes empresas e organizações influentes do audiovisual, a exemplo de streamings como Amazon, Globoplay, Max e Looke, canais de TV aberta e fechada, como Globo, GNT, Canal Brasil, Gloob e Futura, além de distribuidoras de filmes e séries como Downtown Filmes, Gullane+, Paramount Pictures Brasil e Conspiração.

 

Nesta quarta, às 14h30, a mesa temática Preparando a Indústria para o Futuro trará a inteligência artificial para o centro do debate.

 

A atividade terá como convidados Alexandre Cruz, diretor de efeitos visuais da Mistika Post, Raquel Lemos, sócia-fundadora da Lemos Consultoria & Art.is Cultural, André Mielnik, presidente da Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA), e Débora Ivanov, sócia da Gullane e diretora da distribuidora Gullane+. A mediação será feita por Rubian Melo, um dos coordenadores-gerais do evento.

 

Realizado pelo Laboratório Audiovisual e pelo Audiovisual em Todos os Eixos, o NordesteLAB 2025 também conta com o patrocínio do Sebrae Bahia, parceria do YouTube e apoio do Goethe-Institut, Projeto Paradiso, Tem Dendê Produções, Embaixada da França no Brasil, Abramus, Movioca e SalCine.

 

 

Fotos: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!