Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Prefeitura realiza encontro para fortalecer política sobre drogas com foco em escuta e integração da rede socioassistencial

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) promoveu, na manhã desta terça-feira (5), um encontro voltado ao fortalecimento da política sobre drogas em Salvador. O evento, realizado no auditório da pasta, no Comércio, reuniu profissionais da rede de proteção social do município, lideranças comunitárias, representantes de instituições parceiras e gestores públicos com o objetivo de ampliar o diálogo e qualificar a escuta dos territórios em relação às pessoas em situação de vulnerabilidade por uso abusivo de álcool e outras substâncias.

 

Presente na abertura, o titular da Sempre, Júnior Magalhães, destacou o papel do evento como espaço de escuta e articulação intersetorial. “Essa construção coletiva é fundamental para garantirmos políticas públicas mais eficazes, com base no que é vivido nos territórios. Cada profissional aqui é uma peça essencial para avançarmos nessa pauta com sensibilidade e responsabilidade”, afirmou.

 

Ao longo da atividade, foram realizadas rodas de conversa, exposições de práticas exitosas e debates sobre os principais desafios enfrentados nos bairros e comunidades. A diretora de Política sobre Drogas, Juliana Portela, conduziu os diálogos com representantes dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas), além de técnicos que atuam diretamente com o público atendido.

 

“É preciso ouvir quem está na ponta. A escuta é um instrumento potente para orientar nossas ações, e é com base nela que planejamos um cuidado mais eficaz. A política sobre drogas precisa ser pensada a partir das realidades locais, com o envolvimento direto de quem vive e atua nesses territórios”, pontuou Juliana Portela.

 

Durante o encontro, foram apresentados ainda relatos de profissionais que atuam em unidades da assistência social nos bairros mais afetados pela vulnerabilidade social, ressaltando a importância de garantir o acesso aos serviços públicos, bem como melhorar a articulação entre as políticas de saúde, assistência, educação e segurança, além de fortalecer os vínculos com as famílias e comunidades.

 

A programação também contou com intervenções culturais e artísticas, como parte da proposta de valorizar o protagonismo das pessoas em acompanhamento. A arte foi apresentada como ferramenta terapêutica e de reconstrução de vínculos sociais, reforçando a abordagem humanizada e integral da política sobre drogas na capital baiana.

 

O secretário Júnior Magalhães classificou o encontro como um aprendizado e reafirmação de compromissos. “Nosso foco é cuidar de gente. A política sobre drogas não pode estar distante da realidade. Ela precisa ser feita com quem vive, trabalha e acredita na transformação das pessoas. Seguiremos promovendo espaços como esse, onde a escuta é o ponto de partida para o cuidado”, concluiu.

 

Fotos: Bruno Concha/ Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!