Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Estudante da EJA de Ribeira do Pombal constrói trator com materiais reaproveitados

Com aptidão que vem desde a infância para a área da Mecânica, Henrique Ferreira dos Santos, 19 anos, estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Sílvia Ferreira Brito, em Ribeira do Pombal, desenvolveu um trator com materiais reaproveitados, incluindo um motor de motocicleta. O protótipo, que pode ser utilizado em pequenos trabalhos agrícolas ou no transporte de cargas leves, será apresentado no dia 14 de agosto, às 8h, durante
a 13ª Feira de Ciências, que acontece na unidade escolar, com o tema “Futuro sustentável: a Ciência como ferramenta de transformação”.

Segundo Henrique, a construção do trator é a realização de um sonho de criança e foi construído com base na sua observação e pesquisas. “Eu desmontava e remontava os meus carros de brinquedo, pois sempre tive a curiosidade de saber o funcionamento das coisas. Cheguei até a fazer um curso básico de mecânica automotiva, mas todo o conhecimento venho adquirindo ao longo dos anos. Hoje, sei consertar celular, máquina de lavar, aparelho de som, computador, televisão, moto e até carro. Tudo isso, eu aprendi por conta própria”, revelou o estudante, que se considera um autodidata.

Para a construção do trator foram utilizados materiais e peças reaproveitadas de outros veículos e máquinas, a exemplo do “diferencial” (conjunto de engrenagens que permitem que as rodas girem em velocidades diferentes sem causar danos ao veículo ou perda de tração durante uma curva) de um Chevette usado, fibra de vidro, tanque de motor de máquina de casa de farinha, fios elétricos e pneus de máquina agrícola e de carro, entre outras peças. A estrutura foi montada com ferro e o assento foi reaproveitado de um trator velho.

O jovem não vê a hora de compartilhar a sua criação na feira escolar. “Quero mostrar este meu potencial, pois algumas pessoas duvidaram da minha capacidade. Os meus professores sempre me deram apoio e me incentivaram e, isso faz toda a diferença. Vai ser muito bom apresentar esse trator feito com muita dedicação”, disse.

Esta não é a sua primeira invenção. Em 2024, quando estudava em outra escola estadual, Henrique desenvolveu carros de controle remoto feitos com materiais recicláveis. Além disso, ele ficou em segundo lugar na mostra escolar do projeto Artes Visuais Estudantis (AVE), com a produção de um quadro com componentes eletrônicos.

Perspectivas para o futuro

O estudante afirmou que o seu interesse na área da Mecânica o fez ter mais rendimento na escola. “Eu passei a buscar mais conhecimento nas disciplinas como Matemática, Física e Química, pois possuem conteúdos importantes que poderão ser aplicados em outras invenções”. Os seus planos não param por aí. “Já estou pensando em criar um minicaminhão. Para além disso, quero concluir os meus estudos, me aprimorar mais e fazer faculdade de Engenharia Mecânica e Automotiva, pois gosto muito desta área”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Lula-3
Derrubada de MP é derrota imposta ao povo brasileiro, diz Lula
Presidente diz que adversários querem limitar programas sociais O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
camara-1
Câmara aprova retirada da MP alternativa ao IOF; texto caduca
Texto precisava ser aprovado até hoje para não perder validade A Câmara dos Deputados aprovou pedido...
crise_israel_ira_palestina15
Trump anuncia acordo de paz entre Israel e Hamas e promete libertação de reféns
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta quarta-feira, 8, que Israel e...
Haddad
Haddad anuncia acordo para votar MP que substitui aumento do IOF
Fazenda estima perda de arrecadação de R$ 3 bi em 2026 após concessões O governo, o Senado e a Câmara...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!