Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Prefeitura instala protetores para preservar mudas plantadas na orla de Salvador

Vinte protetores de mudas foram instalados, nesta quinta-feira (21), entre a orla do Jardim de Alah e o Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio, pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis). As armações de madeira, com cerca de 1,80 metro de altura, visam garantir o crescimento seguro das árvores coccolobas, também conhecidas como uvas do mar, até que atinjam a maturidade.

Ivan Euler, titular da Secis, lembra que as coccolobas foram escolhidas por serem bastante resistentes às características da região e bastante adaptáveis às orlas e restingas da cidade. “Essa é mais uma experiência relacionada à arborização da orla de nossa cidade. Hoje estamos instalando os protetores das coccolobas, que são, além dos coqueiros, tipos de vegetação ideal para essa região, que apresenta grande salinidade”, disse.

Euler destaca que os protetores entram neste contexto de preservar essa vegetação, protegendo as árvores até que atinjam a altura de 1,78 metro, funcionando como uma barreira ao mar e aos ventos, que muitas vezes acabam danificando e matando as espécies que ainda são jovens.

Ao todo, foram implantados 20 protetores, entre o Jardim de Alah e o Centro de Convenções de Salvador. Cada protetor leva a sua identificação e a devida comunicação visual, explicando qual espécie está protegendo e o motivo de sua instalação, de forma a conscientizar a população a preservar e não vandalizar o equipamento público.

Espécie – A coccoloba é uma espécie nativa de áreas costeiras das américas do Norte, Central e do Sul. E essa é a primeira vez que seu plantio será guarnecido por estes protetores de 1,80 metro de altura, de forma a proteger o crescimento das mudas das ações naturais e do vandalismo.

Fotos: Bruno Concha / Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Jader
Mais de 12 mil favelas passam a ter CEP
Medida vai beneficiar 16,3 milhões de pessoasO governo federal antecipa em mais de um ano a implementação...
trabalho infantil
MEC publica cartilha sobre enfrentamento ao trabalho infantil
Publicação incentiva formação continuada de professores no tema A cartilha Enfrentamento ao Trabalho...
pesca
Início do defeso da piracema restringe pesca comercial no país
Medida vigora desde 1º de outubro e vai até 31 de janeiro de 2026 Está em vigor, desde 1º de outubro,...
Vini
Incêndio atinge casa do atacante Vinícius Jr. em Madri
A residência do atacante Vinícius Jr., localizada em La Moraleja, área nobre de Alcobendas, nos arredores...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!