Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Circuito de Saberes da Diversidade promove reflexões em celebração ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica

Para encerrar o mês de agosto, Salvador recebe uma programação especial do Circuito de Saberes da Diversidade – Reflexões e Práticas sobre Direitos, Cuidados e Oportunidades. O evento é uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), em parceria com o Programa Educativo da Casa das Histórias.

O ciclo será realizado nos dias 29 e 30 de agosto, no Centro Municipal de Referência LGBT+ Vida Bruno e no Arquivo Público de Salvador, trazendo diálogos, trocas e vivências em celebração ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica (29/08). A proposta é destacar a força, as histórias e a subjetividade das mulheres que amam mulheres, fortalecendo a luta por direitos e reconhecimento dentro da comunidade LGBTQIAPN+.

Segundo Vânia Melo, subcoordenadora de gestão do Centro Municipal de Referência Vida Bruno, o Circuito de Saberes foi pensado como primeira atividade de um cronograma que será promovido todos os meses, sempre com foco no protagonismo LGBTQIAPN+, além das demandas diárias de atendimentos do próprio equipamento.

“O circuito foi pensado exclusivamente para mulheres lésbicas, para as suas lutas e o seu protagonismo. Juntamente com a equipe da Semur, seguimos na luta para que o Centro de Referência seja um espaço de acolhimento e valorização da diversidade e de ocupação/criação de espaços importantes para discussão de políticas públicas e todas as pautas possíveis que abracem a comunidade LGBTQIAPN+”, disse Vânia Melo.

Mais do que uma programação cultural, o circuito reafirma a importância da visibilidade lésbica e da ocupação dos espaços de poder e decisão pelas mulheres da comunidade. É um convite para resistir com afeto, celebrar conquistas e fortalecer o debate sobre políticas públicas inclusivas em Salvador.

Na sexta-feira (29), acontece uma roda de conversa sobre saúde, educação e mundo do trabalho, com a participação de Dedé Fatuma, Bárbara Alves e Mizian Duarte. Já no sábado (30), a programação inclui a exibição do filme “Vânia e Valéria”, dirigido por Isabella da Cunha e Isabela Alves, além do trailer de “O que você é sai por todos os lados”, dirigido por Larissa Lacerda. Na sequência, será realizado o Café Lésbico, um espaço de diálogo sobre afeto na perspectiva 50+, com mediação de Janda Mawusi e participação de Larissa Lacerda.

“Minha expectativa para esse Café Lésbico é trocar, ouvir e mediar as informações que as outras pessoas também trazem de suas vivências, suas dores, do que esperar dessa sociedade para a nossa comunidade, do que é ser lésbica negra nessa cidade. Como é lidar com a família no primeiro momento, quando a pessoa consegue se enxergar e se ver dentro desse lugar que não agrada a sociedade, mas que reafirma a sua identidade enquanto lésbica, preta, bissexual”, Janda Mawusi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Lula-3
Derrubada de MP é derrota imposta ao povo brasileiro, diz Lula
Presidente diz que adversários querem limitar programas sociais O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
camara-1
Câmara aprova retirada da MP alternativa ao IOF; texto caduca
Texto precisava ser aprovado até hoje para não perder validade A Câmara dos Deputados aprovou pedido...
crise_israel_ira_palestina15
Trump anuncia acordo de paz entre Israel e Hamas e promete libertação de reféns
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta quarta-feira, 8, que Israel e...
Haddad
Haddad anuncia acordo para votar MP que substitui aumento do IOF
Fazenda estima perda de arrecadação de R$ 3 bi em 2026 após concessões O governo, o Senado e a Câmara...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!