Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Iniciativa da Prefeitura, Treinar Para Empregar recebe homenagem durante maior evento da indústria da Bahia

O programa Treinar Para Empregar, realizado pela Prefeitura de Salvador, foi homenageado nesta quarta-feira (27) durante o Index 2025, maior evento da indústria da Bahia, realizado no Centro de Convenções da capital baiana, na orla da Boca do Rio. A honraria foi entregue na abertura da feira pelo diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Evandro Mazo, ao prefeito Bruno Reis durante a solenidade.

Voltado para a qualificação de mão de obra, o programa beneficiou mais de 60 mil pessoas entre 2021 e 2024. O Senai, inclusive, é parceiro do programa e promoveu a homenagem devido ao sucesso da iniciativa na qualificação profissional. A meta para os próximos anos é qualificar outras 100 mil pessoas para diversas áreas, segundo ressaltou o prefeito durante o Index 2025, que segue até a próxima sexta-feira (29).

Bruno Reis celebrou a homenagem recebida e destacou o impacto do Treinar Para Empregar em Salvador. “A gente tem feito um diálogo permanente, seja com o setor do comércio, da indústria ou da área de tecnologia. A partir desse diálogo, conforme a demanda e as necessidades do mercado, nós estamos qualificando a mão de obra, através do programa, que qualificou mais de 60 mil pessoas entre 2021 e 2024”, disse.

Segundo ele, para a próxima etapa do programa, com previsão de qualificação para mais 100 mil pessoas, já há recursos garantidos por meio de financiamento com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

“Diante de tantas pessoas que nós qualificamos e que estão suprindo a necessidade do mercado, hoje esse programa é homenageado em reconhecimento ao trabalho que a Prefeitura vem fazendo na qualificação de mão de obra, que é tão importante para garantir emprego, a renda das famílias e garantir crescimento econômico para nossa cidade”, destacou o prefeito.

Bruno Reis ressaltou ainda que o Index 2025 mostra a força da indústria da Bahia, além também de ser um momento para discutir os impactos do tarifaço dos EUA. “É uma oportunidade para expor novas tecnologias, expor produtos de diversas regiões do estado, que saem daqui para ganhar o mercado nacional e internacional. É um momento para trocar experiências e também compartilhar tecnologias, o que está ocorrendo de mais moderno nesse processo de evolução da indústria do Brasil, em especial da Bahia”, afirmou.

“É o momento também de discutir os impactos que, infelizmente, o tarifaço tem provocado na indústria brasileira. De todos os produtos industrializados do Brasil, 12% vão para os Estados Unidos. Então, aqui no encontro dos empresários, dos grandes industriários da Bahia, é uma oportunidade para discutir caminhos e soluções para enfrentar os problemas que hoje a indústria precisa das respostas”, acrescentou.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos, destacou a soma de esforços entre diversas frentes para a realização do Index 2025. “Nós podemos, com isso, construir um evento que fica ao alcance de todas as indústrias da Bahia que acreditavam no projeto. Nós temos aqui indústrias pequenas, médias e grandes, e tudo isso só foi possível pela construção de várias mãos”, salientou.

Fotos: Betto Jr. / Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Lula-3
Derrubada de MP é derrota imposta ao povo brasileiro, diz Lula
Presidente diz que adversários querem limitar programas sociais O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
camara-1
Câmara aprova retirada da MP alternativa ao IOF; texto caduca
Texto precisava ser aprovado até hoje para não perder validade A Câmara dos Deputados aprovou pedido...
crise_israel_ira_palestina15
Trump anuncia acordo de paz entre Israel e Hamas e promete libertação de reféns
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta quarta-feira, 8, que Israel e...
Haddad
Haddad anuncia acordo para votar MP que substitui aumento do IOF
Fazenda estima perda de arrecadação de R$ 3 bi em 2026 após concessões O governo, o Senado e a Câmara...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!