Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Vistoria anual de táxis de Salvador vai até o dia 19 de outubro; cinco empresas estão disponíveis

O CREDITO E OBRIGATORIO LEI N 9.610

A vistoria anual dos táxis de Salvador, realizada anualmente pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), começou na última segunda-feira (25) e vai até o dia 19 de outubro. Neste ano, as inspeções estão sendo feitas por cinco Instituições Técnicas Licenciadas (ITLs), empresas especializadas no ramo que foram contratadas pelo município para realizarem os serviços.

As vistorias podem ser realizadas nos bairros de São Gonçalo, Pirajá, Pernambués, Parque Bela Vista e São Cristóvão. Para agendar a inspeção, é preciso entrar no Salvador Digital, acessar o item ‘Inspeção Veicular’ e preencher os dados solicitados. Em seguida, uma autorização será enviada indicando que este condutor vá até uma das ITLs cadastradas para realizar a vistoria e receber o alvará atualizado.

Elaine Gadia, chefe de Inspeção Veicular da Coordenação de Táxis e Transportes Especiais (Cotae), explica ainda que veículos 2025 não precisam realizar a inspeção, por serem veículos novos.

A gestora fala da importância de atualizar a documentação: “A vistoria é uma forma de garantir que os veículos circulem com segurança na capital baiana. Com isso, é possível dar aos passageiros a certeza de que estão circulando com um veículo totalmente regularizado junto ao município”, destaca Elaine Gadia.

O taxista interessado precisa ficar atento ao calendário de atualização de seu alvará, para então se deslocar até a ITL de sua preferência e realizar a vistoria e a consequente renovação do documento.

Para Demócrito Carvalho, diretor da Normative Inspeções, uma das cinco ITLs que atuam com inspeção veicular, é muito importante realizar a inspeção dentro do prazo previsto.

“É um serviço de extrema importância para garantir a segurança e permitir uma prestação de serviço seguro para os passageiros. A inspeção é credenciada pelo Senatran e pelo Inmetro. Desenvolvemos um aplicativo e um sistema online para fazer a vistoria e verificamos a autorização da Prefeitura. Após a avaliação, é emitida uma nota fiscal e, com máxima agilidade, o condutor é liberado”, afirmou Demócrito.

Datas e locais de inspeção

15/09/2025 a 21/09/2025 – 2656 a 3540

22/09/2025 a 28/09/2025 – 3541 a 4425

29/09/2025 a 05/10/2025 – 4426 a 5309

06/10/2025 a 12/10/2025 – 5310 a 6194

13/09/2025 a 19/10/2025 – 6195 a 7083

Confira a ITLS cadastradas e seus respectivos endereços:

FIT (Av. Luis Eduardo)

Av. Luis Eduardo Magalhães – São Gonçalo, Cep: 41185-000

Tel: (71 3384- 6074

e-mail: fit@fitbr.com.br

Responsável: Sr. Gil

Inspeserv

Rua Fernando de Araújo Góes, 152 A, Pernambués, Cep: 41100-200

Tel: 3450 – 0410

Responsável: Hipólito

e-mail: atendimentoinspeserv@hotmail.com

Avaliar Inspeções

Rod. BR 324, Km 9,5, loja 04 – Térreo, Pirajá Cep. 41290-550

tel: (71) 3293 2022

responsável: Diego

e-mail: avaliartecnica@gmail.com

Normative Inspeção

Av. Santiago de compostela, 351 – Parque Bela Vista – CEP: 40279-150

TEL: (71) 98952 – 0000

responsável: Demócrito

e-mail: diretoria@normative.com.br

Bahia Inspeção

Av. São Cristovão, 47, loja, São Cristóvão – CEP: 41510-333

Tel: (71) 3252-5820

responsável: Tatiana

e-mail: atendimento.bahiainspecao@outlook.com

Fotos: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Lula-3
Derrubada de MP é derrota imposta ao povo brasileiro, diz Lula
Presidente diz que adversários querem limitar programas sociais O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
camara-1
Câmara aprova retirada da MP alternativa ao IOF; texto caduca
Texto precisava ser aprovado até hoje para não perder validade A Câmara dos Deputados aprovou pedido...
crise_israel_ira_palestina15
Trump anuncia acordo de paz entre Israel e Hamas e promete libertação de reféns
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta quarta-feira, 8, que Israel e...
Haddad
Haddad anuncia acordo para votar MP que substitui aumento do IOF
Fazenda estima perda de arrecadação de R$ 3 bi em 2026 após concessões O governo, o Senado e a Câmara...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!