Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Seinfra reforça a importância de preservar o patrimônio público e alerta que vandalismo é crime

Camaçari é uma cidade em constante crescimento e transformação. Cada espaço público, como praças, escolas, unidades de saúde e pontos de ônibus, é pensado para atender às necessidades da população. Visando manter esses ambientes em boas condições, a Secretaria de Infraestrutura de Camaçari (Seinfra) realiza manutenção contínua nos equipamentos públicos. No entanto, a preservação também depende da colaboração da sociedade.

Recentemente, pontos de ônibus – um localizado na Avenida Jorge Amado; um nas imediações da Rua Costa Pinto, em frente ao Shopping Riviera; e outro no fim da Avenida 28 de Setembro – foram alvos de atos de vandalismo, resultando em prejuízos para o município. Diante desse fato, a Seinfra convida à população para refletir sobre a importância de cuidar desses espaços e equipamentos de uso coletivo.

As estruturas, que recentemente passaram por manutenção, tiveram a parte visual totalmente deteriorada. Esse tipo de ação representa um gasto adicional aos cofres públicos, além de ser tipificado como “crime de dano” previsto no artigo 163 do Código Penal Brasileiro, sob pena de detenção prevista de 1 ano a 6 meses, ou multa com valores distintos, dependendo do estrago causado e da legislação aplicável (civil ou criminal).

“Cada real gasto com a reposição ou recuperação de equipamentos públicos é um dinheiro que poderia ser gasto em benefício da população, seja na saúde, nas escolas, no esporte, nas praças, como também em outros benefícios à sociedade. Fazemos um apelo à população para que cuide e preserve os equipamentos e prédios públicos e denuncie qualquer atitude de vandalismo”, pontuou o secretário de Infraestrutura, José Mário.

Caso o munícipe presencie qualquer ato de vandalismo, a orientação é que denuncie imediatamente, através da central de atendimento da Ouvidoria-Geral de Camaçari, disponível por e-mail ouvidoria@camacari.ba.gov.br ou pelos números 0800 284 7324, (71) 3622-7324/ 7305/ 7376 ou, ainda, pelo WhatsApp (71) 98137-1615. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.

O patrimônio público é fruto do investimento coletivo, pago por todos através dos impostos. Por isso, a Seinfra reitera a importância da educação cidadã, do respeito ao bem comum e da conscientização. Com atitudes simples como não pichar, não quebrar, não sujar e não depredar, cada munícipe contribui para uma cidade mais limpa, segura e acolhedora.

Foto: Juliano Sarraf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Lula-3
Derrubada de MP é derrota imposta ao povo brasileiro, diz Lula
Presidente diz que adversários querem limitar programas sociais O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
camara-1
Câmara aprova retirada da MP alternativa ao IOF; texto caduca
Texto precisava ser aprovado até hoje para não perder validade A Câmara dos Deputados aprovou pedido...
crise_israel_ira_palestina15
Trump anuncia acordo de paz entre Israel e Hamas e promete libertação de reféns
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta quarta-feira, 8, que Israel e...
Haddad
Haddad anuncia acordo para votar MP que substitui aumento do IOF
Fazenda estima perda de arrecadação de R$ 3 bi em 2026 após concessões O governo, o Senado e a Câmara...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!