Salvador, 14 de junho de 2026
Editor: Chico Araújo

Aleixo Belov conclui a desafiadora travessia da Passagem Nordeste, na Sibéria

O navegador Aleixo Belov, de 82 anos, acaba de conquistar mais um marco histórico para a navegação mundial. A bordo do veleiro-escola Fraternidade, ele e sua tripulação internacional concluíram com sucesso a travessia da Passagem Nordeste, rota que liga o Atlântico ao Pacífico através do Ártico Siberiano, considerada uma das mais difíceis do planeta.

A conquista foi anunciada no último dia 1º de setembro, após o cruzamento do estreito de Bering e a chegada ao Oceano Pacífico, encerrando uma jornada de 142 dias de expedição iniciada em 12 de abril, quando zarpou de Salvador. O feito torna o Fraternidade o primeiro veleiro das Américas a completar essa travessia.

Durante a navegação, a tripulação enfrentou condições extremas, com temperaturas negativas, fortes ventos e janelas curtas de degelo, que tornam a região acessível apenas por algumas semanas do ano.

Com mais de cinco voltas ao mundo no currículo, Belov reafirma sua posição como um dos grandes nomes da navegação. “Esse foi o maior desafio da minha vida. Tivemos que vencer o gelo, as intempéries e também lidar com a burocracia da região. Mas conseguimos”, declarou emocionado.

O percurso foi realizado com apoio do capitão russo Sergei Shcherbakov e outros dez tripulantes, fundamentais para a logística e a adaptação às zonas militarmente controladas da Rússia.

A conclusão da Passagem Nordeste reforça o legado de Belov, que segue inspirando novas gerações ao provar que determinação e coragem podem superar até os maiores limites do mar.

Veja também

amendoim
É tempo de amendoim: saiba os benefícios e como aproveitar sem excessos
Professora de Nutrição da Unijorge orienta sobre as melhores formas de incluir o alimento na alimentação...
queda
Três homens presos por morte de jovem em salto radical não souberam explicar falha, diz polícia
Três homens presos em flagrante pela morte de Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, durante...
escocia
Escócia vence Haiti e vira líder do grupo do Brasil na Copa do Mundo
Europeus buscam ir além da 1ª fase do Mundial de maneira inédita O Grupo C da Copa do Mundo, em que está...
helicopteros-rj-s4ulysnmsndv
Dois helicópteros se chocam e deixam seis mortos no Rio
Aeronaves caíram sobre carros elétricos e provocaram incêndio Pelo menos seis pessoas morreram na manhã...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026