Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Desfile Sustentável leva moda com tecidos reaproveitados à Bienal do Lixo no Farol da Barra

O Desfile Sustentável, marcado para este sábado (6), às 17h50, no Farol da Barra, integra a programação da Bienal do Lixo 2025, realizada em Salvador. A passarela trará 20 looks exclusivos criados por alunos do Instituto Focus Têxtil, e cada estilista apresentará peças autorais confeccionadas a partir de tecidos reaproveitados.

As produções serão complementadas por mochilas feitas por costureiras da Associação Refoliar, desenvolvidas a partir de resíduos como abadás. Dados da Central do Carnaval apontam que cerca de 110 mil abadás são comercializados anualmente entre blocos e camarotes, o que reforçou a necessidade de pensar no destino dos materiais para evitar que toneladas de tecidos acabem em aterros ou descartados de forma irregular.

O desfile contará também com criações do Ateliê de Costura Repense Reuse da Humana Brasil, incluindo bolsas artesanais produzidas com jeans, algodão, zíperes, botões e aviamentos reaproveitados. Todas as etapas do processo criativo utilizaram tecidos reaproveitados da Focus Têxtil, como sobras, mostruários e amostras que seriam descartados.

Uma das idealizadoras da Bienal do Lixo, Rita Reis explicou que o desfile pretende ampliar a consciência sobre o consumo e os impactos do setor.

“Cientes de que a indústria da moda é a segunda mais poluente, desejamos trazer essa conscientização para a Bienal do Lixo. Nosso objetivo é que as pessoas reflitam sobre o consumo excessivo de roupas e considerem o reaproveitamento e a transformação de peças que já possuem. O desfile contará com modelos, incluindo pessoas com deficiência, promovendo a inclusão. Buscamos conscientizar, informar e educar todos os participantes do Desfile Sustentável”, disse.

As inscrições para as atividades da Bienal do Lixo, incluindo o Desfile Sustentável, podem ser feitas pelo site (www.bienaldolixo.com.br). No entanto, vale lembrar que o espaço montado no Farol da Barra será livre para todos, sem necessidade de inscrição.

Pela primeira vez na capital baiana, a bienal, gratuita e aberta ao público, reúne exposições de arte, oficinas, mostra de cinema, painéis de diálogo e atividades interativas. A programação acontece até domingo (7) e conta com apoio da Prefeitura de Salvador, por meio das secretarias de Cultura e Turismo (Secult) e de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis).

Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!