Salvador, 14 de junho de 2026
Editor: Chico Araújo

Primeira etapa da requalificação da Igreja Matriz de Valença entra na fase final

Primeira etapa da requalificação da Igreja Matriz de Valença entra na fase final

A primeira etapa das obras de requalificação da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, em Valença, no Baixo Sul da Bahia, está próxima da conclusão. Técnicos do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), realizaram uma vistoria no local nesta quinta-feira (04/09) e confirmaram que os serviços devem ser finalizados no próximo mês.
Com investimento de R$ 2,2 milhões do Governo do Estado, a intervenção teve início no final do ano passado e contempla a recuperação estrutural da cobertura da igreja. O diretor-geral do IPAC, Marcelo Lemos Filho, acompanhou a vistoria e destacou a parceria entre diferentes esferas para viabilizar a obra.
“Preservar o patrimônio cultural exige uma ação coletiva, e as obras de recuperação da Igreja Matriz de Valença são um exemplo disso, com a participação do Governo do Estado, da Prefeitura de Valença e o apoio de emendas parlamentares”, afirmou.
Acompanhados, também, do prefeito de Valença, Marcos Medrado, e do pároco Marcos Reis, os técnicos vistoriaram os serviços de revisão geral das instalações elétricas do templo, que devem ser concluídos no prazo de dois meses. Estão previstas a substituição de quadros, disjuntores, cabeamentos, luminárias e demais componentes, com adequação às normas técnicas vigentes. Para essa fase, foi firmado um aditivo contratual no valor de R$ 170 mil.
O IPAC reafirma seu compromisso e aposta no esforço conjunto de diferentes atores para dar continuidade às obras de requalificação a fim de contemplar a restauração de forros e altares, a recuperação dos pisos e a pintura das fachadas.
Construída em 1759 e inaugurada em 1801, a Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus foi tombada pelo IPAC em 2001. O templo abriga importantes obras de arte sacra dos séculos XVIII e XIX, com destaque para a imagem de Nossa Senhora das Dores e a Cruz com Cristo, ambas em estilo barroco.

Foto: Fernando Barbosa

Veja também

amendoim
É tempo de amendoim: saiba os benefícios e como aproveitar sem excessos
Professora de Nutrição da Unijorge orienta sobre as melhores formas de incluir o alimento na alimentação...
queda
Três homens presos por morte de jovem em salto radical não souberam explicar falha, diz polícia
Três homens presos em flagrante pela morte de Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, durante...
escocia
Escócia vence Haiti e vira líder do grupo do Brasil na Copa do Mundo
Europeus buscam ir além da 1ª fase do Mundial de maneira inédita O Grupo C da Copa do Mundo, em que está...
helicopteros-rj-s4ulysnmsndv
Dois helicópteros se chocam e deixam seis mortos no Rio
Aeronaves caíram sobre carros elétricos e provocaram incêndio Pelo menos seis pessoas morreram na manhã...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026