Cerimônia de canonização reuniu mais de 50 mil pessoas na Praça São Pedro
O papa Leão XIV canonizou neste domingo (7) os beatos Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati, durante missa solene celebrada na Praça São Pedro, no Vaticano.
No início da cerimônia, o pontífice proclamou, em latim, a fórmula oficial de santificação: “Beatos Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis, nós os inscrevemos no Rol dos Santos, decretando que em toda a Igreja sejam devotamente honrados entre os santos”. Em seguida, as relíquias dos dois foram levadas ao altar.
De acordo com a Sala de Imprensa do Vaticano, mais de 50 mil fiéis acompanharam a celebração, que contou também com a presença do presidente da Itália, Sergio Mattarella, além de Andrea Acutis e Antonia Salzano, pais de Carlo.
O “santo millennial”
Carlo Acutis morreu em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia fulminante. Reconhecido por usar a internet para divulgar a fé católica, ficou conhecido como “padroeiro da internet” e “influenciador de Deus”. Beatificado em 2020, torna-se agora o primeiro santo da geração millennial — nascida entre 1980 e 1995.
Modelo de engajamento social
Pier Giorgio Frassati, por sua vez, nasceu em uma família da alta burguesia de Turim. Católico engajado em causas sociais, dedicou a juventude à assistência aos pobres e doentes. Morreu em 1925, aos 24 anos, em decorrência de uma meningite.