Salvador, 1 de novembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Setembro Verde: Prefeitura organiza programação para pessoas com deficiência; confira

Salvador está com uma programação especial para celebrar o Setembro Verde, campanha nacional de conscientização da inclusão social das pessoas com deficiência. Entre as atividades, haverá visita guiada a museus, oficinas e cursos. Essa foi a primeira vez que o Município preparou para essa população uma agenda integrada em diferentes pastas, como Cultura, Esporte e Emprego e Renda, entre outras.

A diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (DPCD), Daiane Pina, explica que ainda há vagas para a visita guiada à Casa das Histórias de Salvador em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). O evento será na terça-feira (9), às 9h30, e terá equipe de acessibilidade para acompanhar pessoas com deficiência visual, auditiva ou com mobilidade reduzida. Não é necessário agendamento.

“Salvador vem se consolidando, através do trabalho da Prefeitura, como uma cidade cada vez mais inclusiva. É isso que a gente quer, tornar a capital cada vez mais acessível e que ela seja não só para um grupo de pessoas, mas para todas as pessoas”, afirma.

A DPCD é vinculada à Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), pasta que também está oferecendo cursos de Libras, oficinas para criação de brinquedos acessíveis e formações profissionalizantes.

As iniciativas contam com a parceria de outras secretarias municipais, a exemplo da Secult (Cultura e Turismo); Semdec (Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda) e SPMJ (Políticas para Mulheres, Infância e Juventude). A programação também tem o apoio de empresas privadas, como Ferreira Costa e Faculdade Anhanguera, e de entidades como a Central Única das Favelas (Cufa) e Associação dos Artesãos da Bahia (Adaba).

Confira a programação completa:

08/09 – Visita guiada à Casa das Histórias de Salvador em parceria com a Secult

09/09 – Visita guiada na Cidade da Música com as mães atípicas da Associação de Mães, Amigos e Pais Extraordinários (Amape), em parceria com a Secult

10/09 – Abertura do Curso de Libras com a Arquidiocese de Salvador

10/09 – ECA vai à Escola, parceria com a SPMJ e Diretoria da Infância e Juventude, na Associação Baiana de Equoterapia (Abae)

11/09 – Oficina de Construção de Brinquedos Acessíveis na Associação de Microcefalia e Acolhimento com Empatia (Amae)

Fotos: Lucas Moura / Secom PMS

Veja também

com_reacao_incrivel_cruzeiro_bate_corinthians_e_leva_libertadores
Com reação incrível, Cruzeiro bate Corinthians e leva Libertadores Feminina
Vitória veio na disputa de pênaltis com virada do placar Em uma final emocionante, o Cruzeiro derrotou...
unnamed (48)
Quem conta a história de quem já morreu? Almeidas Indicam transforma cemitérios em lugares de memória
Na semana de Finados, trabalho dos jornalistas Léo e Rodrigo Almeida chama atenção para a preservação...
SABE 2026 Foto Joa SouzaGOVBA (2)
SEC capacita 210 profissionais para coordenar aplicação das provas do Sabe 2026
Formação prepara equipe estadual responsável por organizar e acompanhar a avaliação, que deve alcançar...
boias porto da barra_jefferson peixoto_secom pms 5
Salvador celebra os 525 anos da chegada das embarcações portuguesas Baía de Todos-os-Santos
A Baía de Todos-os-Santos completa 525 anos neste domingo (1º), data que marca a chegada das embarcações...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos