Salvador, 20 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Exposição na Biblioteca Central do Estado da Bahia une memória, cultura e educação em Salvador

A mostra reúne documentos, fotos, objetos, imagens históricas recuperadas com o uso de inteligência artificial, além de projetos contemporâneos de mídia criados pelos alunos, como a TV e o podcast

Uma das instituições de ensino mais tradicionais de Salvador, o Colégio Assunção chega aos 70 anos transformando sua própria história em experiência cultural para a cidade. Até o dia 30 de setembro, a Biblioteca Central do Estado da Bahia recebe a Exposição “70 Anos – Colégio Assunção”, uma viagem pela memória da escola fundada pelas Irmãs Franciscanas Imaculatinas e que marcou gerações de soteropolitanos.

Com curadoria do jornalista e pesquisador Tiago Simas, da arquiteta Ingrid Maltez e da Irmã Edna Soares, a mostra apresenta documentos, fotos, objetos e registros de diferentes épocas, além de imagens históricas recuperadas com o uso de inteligência artificial. O visitante encontra ainda uma ala dedicada às produções artísticas dos atuais estudantes, com pinturas, desenhos e poesias que dialogam com a trajetória da instituição.

Ao ocupar a Biblioteca Central com apoio da Fundação Pedro Calmon e da Secretaria de Cultura do Estado, o colégio afirma sua relevância cultural, colocando sua história à disposição do público como patrimônio simbólico compartilhado.

“Estamos celebrando uma caminhada feita de pessoas, memórias e sonhos. Essa exposição é um presente não só para quem fez parte do colégio, mas para a cidade de Salvador”, afirma a Irmã Edna, diretora da instituição.

Fundado nos anos 1950, o Colégio Assunção não se limitou à educação formal. Durante décadas, manteve ações sociais que impactaram comunidades dos Barris, Dique do Tororó e adjacências (de orfanato a cursos profissionalizantes) e, até hoje, mantém bolsas de estudo para estudantes em situação de vulnerabilidade.

Jovens comunicadores

Entre os destaques da mostra estão também os projetos contemporâneos de mídia criados pelos alunos, como a TV e o Podcast Assunção, que já reúnem mais de 14 mil inscritos no YouTube, se consolidando como o maior canal institucional do ramo da Educação, com conteúdo 100% produzido por estudantes.

Assim, a escola mostra como a memória pode ser ferramenta educativa e cultural, fortalecendo a identidade coletiva de Salvador e lembrando que a história da cidade também se escreve nos corredores de suas instituições de ensino.

SERVIÇO

📍 Biblioteca Central do Estado da Bahia

📅 2 a 30 de setembro de 2025

⏰ 8h30 às 19h

📌 Apoio: Fundação Pedro Calmon e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

Gratuito e aberto ao público

Veja também

Chuva-SP
SP: chegada de frente fria amplia nível de alerta da Defesa Civil
Gabinete de Crise é criado para acompanhar desdobramento das chuvas A Defesa Civil de São Paulo instalará...
27_12_2025_Salvador_Acolhe_no_Festival-Virada_Foto_Camile_Barreto_Secom_PMS-9
Construído pela Prefeitura, pacto garante comida e transporte a trabalhadores do Carnaval; ações já foram vistas no Festival Virada
Há dois meses, a Prefeitura de Salvador assinou um pacto com outros entes do poder público para ampliar...
motoboys
Mussurunga: motoboys realizam protesto e prometem greve de entregadores
Motoboys realizam, na manhã desta segunda-feira (19), um protesto nas imediações da Estação Mussurunga....
unnamed (2)
Natura Aura Alba é eleito o melhor perfume feminino do Brasil no Fragrantica Awards 2025
Além de Aura Alba, a fragrância Essencial Sentir masculina também foi destaque no ranking especializado...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar