Salvador, 26 de agosto de 2026
Editor: Chico Araújo

Operação Folia e Paz reforça a segurança nos circuitos oficiais e em pontos estratégicos da capital 

A operação Folia e Paz da Polícia Militar da Bahia (PMBA) segue no entorno dos circuitos, nas estações de transbordo e principais corredores de tráfego. O objetivo é reforçar o radiopatrulhamento nesses locais para prevenir atos de vandalismo, depredações, roubo a ônibus, porte ilegal de arma, tráfico de entorpecentes, entre outros tipos de delito durante a folia momesca.

A operação, de acordo com o major Valnei, garante a segurança e o conforto dos foliões que estão indo pra Avenida e, também, para quem está retornando aos seus lares: “foi apreendida uma arma de fogo, resgatados dez veículos roubados, realizadas seis prisões em flagrantes e 20 conduções a delegacias. Cumprimos, também, três mandados de prisão de pessoas pegas em câmeras de monitoramento. Até o momento, cinco mil pessoas foram abordadas”.

Na operação, ao todo, são 180 policiais por turno de serviço. Há o suporte de 50 guarnições de quatro rodas e 20 motos.

Durante os seis dias de Carnaval, estão sendo realizadas três operações: Postos de Abordagem, Folia e Paz e Operação Abadá.

Portais de Abordagem 

Os Portais de Abordagem estão montados com 14 Comandos de Zonas de Abordagem nos circuitos. Dos 42 postos, sete estão no Batatinha, 22 no Osmar e 13 no Dodô.

Além do trabalho realizado pela PM de apreensão de objetos ilegais, apreensão de objetos perfurocortantes e perfurocontundentes, as estruturas contam com a tecnologia de captura por reconhecimento facial. Como novidade no Carnaval deste ano, há, ainda, a contagem da quantidade de pessoas que acessam os circuitos.

 

Veja também

Copa do Mundo Feminina de 2027
Rio de Janeiro sediará sorteio da Copa do Mundo Feminina de 2027 em dezembro
O sorteio final da Copa do Mundo Feminina de 2027 será realizado no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro...
sangue
Lei cria Junho Vermelho para incentivar doação de sangue
Norma prevê ações de conscientização e iluminação de prédios públicos O mês de junho passará a integrar...
sesau-vacimovel-multivacinacao-foto-everaldo-paixao1
“Vacimóvel” intensifica Campanha Nacional de Multivacinação na sede e orla de Camaçari
A Campanha Nacional de Multivacinação segue em todo Brasil até 3 de setembro e, em Camaçari, a iniciativa...
WhatsApp Image 2026-08-24 at 18.55
Bahia reforça articulação com União e municípios para enfrentar impactos do El Niño
Participação em diálogo federativo ocorre enquanto Estado prepara plano de ações para seca, segurança...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026