Salvador, 25 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Operação Folia e Paz reforça a segurança nos circuitos oficiais e em pontos estratégicos da capital 

A operação Folia e Paz da Polícia Militar da Bahia (PMBA) segue no entorno dos circuitos, nas estações de transbordo e principais corredores de tráfego. O objetivo é reforçar o radiopatrulhamento nesses locais para prevenir atos de vandalismo, depredações, roubo a ônibus, porte ilegal de arma, tráfico de entorpecentes, entre outros tipos de delito durante a folia momesca.

A operação, de acordo com o major Valnei, garante a segurança e o conforto dos foliões que estão indo pra Avenida e, também, para quem está retornando aos seus lares: “foi apreendida uma arma de fogo, resgatados dez veículos roubados, realizadas seis prisões em flagrantes e 20 conduções a delegacias. Cumprimos, também, três mandados de prisão de pessoas pegas em câmeras de monitoramento. Até o momento, cinco mil pessoas foram abordadas”.

Na operação, ao todo, são 180 policiais por turno de serviço. Há o suporte de 50 guarnições de quatro rodas e 20 motos.

Durante os seis dias de Carnaval, estão sendo realizadas três operações: Postos de Abordagem, Folia e Paz e Operação Abadá.

Portais de Abordagem 

Os Portais de Abordagem estão montados com 14 Comandos de Zonas de Abordagem nos circuitos. Dos 42 postos, sete estão no Batatinha, 22 no Osmar e 13 no Dodô.

Além do trabalho realizado pela PM de apreensão de objetos ilegais, apreensão de objetos perfurocortantes e perfurocontundentes, as estruturas contam com a tecnologia de captura por reconhecimento facial. Como novidade no Carnaval deste ano, há, ainda, a contagem da quantidade de pessoas que acessam os circuitos.

 

Veja também

mosquito aedes
Mudanças climáticas já causam aumento de doenças infecciosas no país
Dengue e febre do oropouche são exemplos Desde a década de 1980, o Brasil registra surtos comprovados...
flavio votando
Ao votar no Rio de Janeiro, Flávio diz que representa a mudança
Candidato do PL chegou à seção de votação acompanhado da mulher O candidato à Presidência da República...
entrega_arwna_turunga_foto_jefferson_peixoto_secom_pms_5
Prefeitura entrega arena de grama sintética requalificada em Vila Canária
A Prefeitura de Salvador entregou neste sábado (24) a Arena Turunga, em Vila Canária, após a requalificação...
boca de urna
Saiba quais as condutas consideradas crime eleitoral no dia da votação
Boca de urna, comícios e compra de votos são proibidos No segundo turno das eleições de 2026, o eleitor...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos