A cultura baiana será protagonista em um dos mais importantes encontros culturais de 2025: o Festival Internacional do Forró de Raiz, que acontece de 11 a 14 de setembro, em Lille, na França, dentro da programação oficial da Temporada Brasil–França 2025, que celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
Com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura (SecultBA), a delegação baiana levou para a Europa a força de sua música, tradições e a representatividade de um território que se consolidou como referência nacional do São João e guardião do forró de raiz. A participação integra a agenda internacional de difusão cultural apoiada pelo Estado e marca um passo fundamental para a candidatura do forró a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco: durante o festival, será assinado um protocolo de intenções entre os nove estados do Nordeste, fortalecendo a candidatura do ritmo e consolidando uma agenda comum de salvaguarda.
O festival é resultado de uma ampla rede de cooperação entre instituições brasileiras e francesas, por meio do Consórcio Nordeste e parceiros como Lille3000, Museu de Belas Artes de Lille e Prefeitura de Lille. Ao lado de grandes nomes como Elba Ramalho, Mestrinho e Santanna, o Cantador, a Bahia terá no palco principal o cantor e compositor Del Feliz. O estado também participa do Fórum Internacional do Forró de Raiz, que discute políticas de salvaguarda e estratégias para a valorização do ritmo, com representações governamentais, artísticas e da sociedade civil, por meio da Associação Cultural Asa Branca dos Forrozeiros da Bahia.
Para o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Bruno Monteiro, que representa o governador Jerônimo Rodrigues no festival, a diversidade cultural baiana e nordestina serve como motor para o reconhecimento internacional. “Costumamos dizer que a força, a beleza e a riqueza da Bahia estão na sua diversidade aglutinadora. E, para nós, estar aqui celebrando o forró, que é tão rico porque diverso, é reafirmar o quanto ele é parte viva da nossa identidade nordestina e brasileira. A Bahia, que guarda tradições tão intensas e enraizadas no seu povo, sempre foi um território fértil para o forró florescer, especialmente em nossas festas de São João, festas que reúnem música, dança, fé e alegria popular”, afirmou.
O artista baiano Del Feliz, reconhecido como embaixador do forró em dezenas de países, será uma das atrações de destaque no festival. Ele subirá ao palco do Grand Sud, em Lille, no dia 12 de setembro, reafirmando a força da Bahia como celeiro do forró. “Para mim é uma honra muito grande representar a Bahia nesse momento histórico. Minha trajetória está ligada à luta pelo reconhecimento do forró: fui padrinho da campanha que registrou o ritmo como patrimônio cultural do Brasil e componho a música que se tornou tema desse movimento. Hoje, trago comigo a bandeira da Bahia, terra que tem o maior e mais imponente São João do país, com mais de 300 municípios envolvidos e apoio decisivo do Governo do Estado. Participar deste festival, ao lado de tantos mestres e artistas, é reafirmar que a Bahia é referência mundial quando se fala em forró e festas juninas”, disse o artista.
Temporada Brasil–França 2025 – A presença da Bahia no festival integra o conjunto de ações da SecultBA na Temporada Brasil–França 2025, que já vem promovendo uma agenda diversificada em Salvador e em municípios do interior, como exposições em museus estaduais, circulação de filmes, fóruns culturais e apoio à mobilidade artística. No caso do Festival Internacional do Forró de Raiz, o Estado viabilizou a participação da delegação baiana.
Além disso, a Bahia também reforça sua presença na 24ª edição da Lavage de La Madeleine, em Paris, outro marco da Temporada. Criada pelo baiano Robertinho Chaves em 2002, a celebração reproduz na capital francesa o rito da Lavagem do Bonfim e se consolidou como a maior manifestação popular afro-brasileira fora do Brasil. Este ano, o cortejo terá o protagonismo do Olodum, reafirmando a assinatura baiana. Como parte das ações de cooperação, o Governo da Bahia apoiou ainda a circulação do documentário “Madeleine à Paris”, de Liliane Mutti, com investimento de quase R$ 300 mil, garantindo exibições em cidades como Santo Amaro, Cachoeira, Camaçari, Nazaré, Vera Cruz e Salvador