Salvador, 25 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Estudantes da rede estadual desenvolvem livro infantil antirracista

Estudantes da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Odorico Tavares, em Feira de Santana, mostraram que a postura antirracista tem que ser estimulada desde cedo. Como parte da disciplina História dos Meus Ancestrais, eles desenvolveram o livro infantil “O menino e o barco” com o objetivo de alertar sobre comportamentos racistas e como o leitor pode contribuir contra esse mal.

A professora Isabela Costa, idealizadora do projeto, contou como surgiu a criação do projeto. “Percebi que, lendo para minha filha, só encontrava histórias infantis de princesa e livros educativos em geral. Então, refleti: e se tivesse um livro que eu pudesse mostrar a ela, desde pequena, como colaborar contra o racismo? Com isso, apresentei o projeto aos estudantes, que são bem colaborativos, com a certeza de que conseguiriam cumprir com o objetivo principal da proposta”.

Isabela também reforçou que a produção do livro foi importante para conscientizar os estudantes. “Foi criado com material reciclado, com a história desenvolvida e escrita pelos estudantes. E como, neste ano, estou trabalhando com a filosofia africana e afro-brasileira, quis despertar neles a sensibilidade para que se apropriassem do tema”, afirmou.

A estudante Letícia Silva demonstrou entusiasmo pela produção do livro infantil. “A gente nunca tinha feito algo parecido. É algo muito recompensador, porque ensinar antirracismo para crianças contribui para que possam ter mais clareza sobre o assunto”.

Já para a aluna Ana Vitória, o trabalho também deve ser aproveitado pelos adultos. “O contato com o livro pode ser um alerta para as crianças, mas também um despertar de consciência para os mais velhos que, muitas vezes, não têm essa preocupação, como vemos de forma recorrente nos dias de hoje”, pontuou.

Veja também

Secult_cobertura_Protagonismo_Negro_Nosso_Mês_Preta_Preta_Pretinha_Julho_das_Pretas_Foto_Juliano_Sarraf_4
Julho das Pretas leva arte e debate sobre protagonismo negro ao Centro Cultural Barra do Pojuca
Foi por meio da arte que a iniciativa “Protagonismo Negro” reuniu mulheres e promoveu um diálogo sobre...
unnamed (2)
Novo reforço da Inter de Limeira, Heitor Roca vive expectativa de estreia diante de ex-clube e reforça confiança em acesso
Mesmo na liderança da Série C, a Internacional de Limeira segue reforçando o seu elenco com o intuito...
unnamed (1)
Daniel dos Anjos é anunciado como novo reforço do Becamex e inicia novo capítulo no futebol vietnamita
O atacante Daniel dos Anjos foi anunciado nesta quinta-feira como novo reforço do Becamex, do Vietnã,...
23_07_2026_Prefeitura promove protecao e desobstrucao de canteiros_Fot Bruno Concha_Secom_Pms (7)
Prefeitura inicia programa de recuperação de canteiros arbóreos com serviços na Rua Portugal, no Comércio
A Prefeitura de Salvador deu início, nesta semana, ao Programa de Proteção e Desobstrução de Canteiros...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026