Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Jogos da Juventude 2025: estudantes da rede estadual seguem na disputa por medalhas

Na segunda semana dos Jogos da Juventude 2025, que segue até o dia 25 de setembro, em Brasília, atletas das modalidades águas abertas, basquete, futsal, triathlon, vôlei de praia e wrestling disputam uma medalha. Entre as participantes, estão as estudantes Samara Brandão e Suane Aldir, do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, que conseguiram, nesta quarta-feira (17), uma vaga para a semifinal do vôlei de praia feminino.

“Foi um jogo acirrado com tiebreak, mas conseguimos ter um desempenho melhor”, afirmou Suane. Já sua parceira, Samara, destacou a importância do resultado. “Está sendo muito bom competir nos Jogos da Juventude, principalmente ao lado de uma amiga, que ajuda bastante. Vamos para cima para levar o ouro para a Bahia”, exaltou.

Além do espírito competitivo, as estudantes destacaram que estão vivenciando uma grande experiência no torneio. “Tenho muito orgulho de representar a minha escola. A energia daqui é incrível e estou feliz de fazer novas amizades, além de cada jogo ser uma oportunidade de mostrar dedicação e superação”, ressaltou Samara.

O professor e técnico Alex Rufino, do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, reafirmou o caráter social do evento. “A questão é sobre pertencimento e possibilidades, sobre a escola estar fomentando a participação deles. É uma aula de cultura. Jogam contra outros estados, com sotaque diferente. Ficam em um hotel cinco estrelas, com uma comida boa. Aqui eles veem que existe um outro mundo possível”, relatou.

Delegação baiana no Bloco 2

A Bahia conta com 54 atletas, dez técnicos e quatro oficiais neste segundo bloco de competições. Nesta edição, a delegação da Bahia será representada por 191 pessoas, sendo 172 competidores, que viajam divididos em três grupos: o primeiro no dia 9 de setembro; o segundo no domingo, 14; e o terceiro no sábado, 20.

O primeiro bloco contou com 44 atletas das modalidades de atletismo, ginástica artística, natação, tênis de mesa e tiro com arco, enquanto o terceiro bloco encerra a participação baiana com 74 atletas (badminton, ginástica rítmica, handebol, judô, taekwondo e voleibol), 11 técnicos e três oficiais.

A delegação baiana conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através das secretarias estaduais da Educação (SEC) e de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB).

Jogos da Juventude 2025

A competição nacional está sendo realizada em 33 instalações esportivas (13 instalações simultâneas e 16 locais de competição), com cerca de 4.700 jovens atletas de todo o país – número recorde do evento — e com a realização do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Ao todo, 20 modalidades serão disputadas, com transmissão pelo canal do Time Brasil no YouTube e no TikTok Time Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar