Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Criação da Secretaria Especial que irá acompanhar o projeto da Ponte Salvador-Itaparica

Ivana Bastos defende criação de Secretaria para acompanhar construção da Ponte Salvador – Itaparica

PRESIDENTE DA ALBA DESTACOU A COMPLEXIDADE DO PROJETO

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, afirmou, nesta quarta-feira (17.09), que está convencida da necessidade de criar uma Secretaria Especial para acompanhar a construção da ponte Salvador – Itaparica. “Saímos daqui com todo conhecimento e a certeza de que, diante da dimensão e da complexidade do projeto, a Secretaria é necessária”, disse Ivana, após a apresentação dos detalhes e do cronograma da construção, pelo secretário da Casa Civil do Estado, Afonso Florence, e o diretor-executivo do Consórcio Sistema Rodoviário Ponte Salvador – Itaparica, Cláudio Villas Boas.

Questionada sobre a ausência de parlamentares da oposição na apresentação, a presidente disse que todos os deputados estivessem presentes para acompanhar as explanações e tirar dúvidas. “Os deputados que estiveram aqui saíram com outra realidade”, disse Ivana, lembrando que há 15 dias ela e outros deputados se reuniram com o governador e ficou acertado que haveria o encontro de hoje (17), para que todos pudessem conhecer o projeto. “Na manhã de ontem (16), comunicamos a todos através do grupo dos parlamentares”, completou.

Sobre o projeto de lei do Poder Executivo propondo a criação da Secretaria Especial da Ponte, a presidente observou que ainda não foi enviado à Assembleia, mas disse que o Legislativo está cumprindo o seu papel ao ampliar a discussão sobre a construção e está à disposição para contribuir no que for necessário para o sucesso da Parceria Público Privada (PP). ‘A Assembleia Legislativa tem atuado com o Governo da Bahia para que esse investimento, um importante vetor de desenvolvimento e de transferência de PIB entre as regiões, se torne realidade.

De acordo com o secretário Afonso Florence, o contrato da PPP da ponte, também conhecida como Sistema Viário Oeste, começa a valer a partir de 4 de junho deste ano. “Já foi feita a sondagem e está em andamento a autorização ambiental”, atualizou. Claudio Villas Boas afirmou que o Sistema vai garantir a competitividade logística da Região Metropolitana de Salvador, impulsionar o turismo e ampliar a mobilidade urbana. “Além de tudo, será uma alternativa à BR 324, ao criar um novo eixo rodoviário”, observou.

Pelo cronograma da obra, em fevereiro de 2026 começa a mobilização de canteiros, em
junho do mesmo ano será iniciada a construção e a conclusão da ponte está prevista para junho de 2031. Com a entrada em operação, a travessia entre Salvador e Itaparica será reduzida em uma hora; a BA 001 será duplicada no trecho entre a rotatória de Mar Grande e Itaparica e a ponte do funil. “Estamos falando da maior ponte da América Latina, que terá 12,4 quilômetros de extensão”, ressaltou Ivana Bastos.

Também participaram da reunião de apresentação do projeto da ponte o superintendente de Planejamento em Logística de Transporte da Secretaria Estadual de Infraestrutura, Mateus Dias; o presidente do Conselho da Concessionária Ponte Salvador – Itaparica, Lin Li; técnicos do governo e da concessionária.

Fotos: Sandra Travassos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Lula-3
Derrubada de MP é derrota imposta ao povo brasileiro, diz Lula
Presidente diz que adversários querem limitar programas sociais O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
camara-1
Câmara aprova retirada da MP alternativa ao IOF; texto caduca
Texto precisava ser aprovado até hoje para não perder validade A Câmara dos Deputados aprovou pedido...
crise_israel_ira_palestina15
Trump anuncia acordo de paz entre Israel e Hamas e promete libertação de reféns
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta quarta-feira, 8, que Israel e...
Haddad
Haddad anuncia acordo para votar MP que substitui aumento do IOF
Fazenda estima perda de arrecadação de R$ 3 bi em 2026 após concessões O governo, o Senado e a Câmara...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!