Salvador, 1 de novembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Museu Carlos e Margarida Costa Pinto divulga programação da 19ª Primavera dos Museus

Com o tema “Museus e Mudanças Climáticas”, a programação acontece entre os dias 22 e 28 de setembro

O Museu Carlos e Margarida Costa Pinto (MCMCP), localizado no Corredor da Vitória, em Salvador, está participando de mais uma edição da Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A programação acontece entre os dias 22 e 28 de setembro, com uma série de atividades culturais.

Com o tema “Museus e Mudanças Climáticas”, a 19ª Primavera dos Museus busca refletir como esses espaços e seus acervos podem dialogar com os impactos ambientais, evidenciando suas conexões com a memória, justiça e a criatividade humana.

Para Bárbara Santos, museóloga e diretora executiva do MCMCP, preservar bens materiais e imateriais vai além da técnica: requer responsabilidade ambiental e práticas sustentáveis. “Cuidar do passado sem comprometer o amanhã é um compromisso contínuo, que se expressa em escolhas cotidianas, como o uso racional dos recursos naturais e o respeito a todas as formas de existência”, diz.

Confira a programação:

22/09 – Abertura (mensagem institucional no Instagram @museucostapinto)

23/09 – Terça é dia de cuidar: bastidores da preservação no Museu (atividade no Instagram)

24/09 – 15h: Visita mediada temática – Natureza, matéria e permanência (necessário agendamento prévio através do link https://www.even3.com.br/visita-mediada-19a-primavera-dos-museus-631494) (link bio instagram)

25/09 – 15h: Mesa-redonda – Museus e emergências: desafios para o patrimônio cultural no Museu Carlos e Margarida Costa Pinto (Auditório do Museu)

26/09 – Campanha – Preservar é também cuidar do planeta (Ação educativa virtual)

27/09 – Ação ambiental – Mutirão no Jardim: Verde é Patrimônio (Plantio de mudas)

28/09 – Publicação da Carta Verde do MCMCP (Instagram @museucostapinto) – compromisso institucional com a preservação e sustentabilidade

Serviço:

19ª Primavera no Museu

Quando: 22 a 28 de setembro de 2025

Onde: Museu Carlos e Margarida Costa Pinto, Corredor da Vitória, n.2490, Salvador-BA

Contato: contato@museucarloscostapinto.org

Instagram: @museucostapinto

Veja também

VIC
Vitoria perde para o Coritiba e termina a rodada próximo do Z-4
No fechamento da 33° rodada o Vitoria não suportou a pressão do Coritiba e perdeu por 2×0, no Couto...
BRT
Evento na orla altera operação do BRT de Salvador no próximo domingo
Em virtude de um evento que será realizado na orla de Salvador neste domingo (01), das 16h às 23h30,...
salvamar_foto_lucas_moura_secom_pms_2
Salvamar reforça efetivo e amplia postos de salva-vidas nas praias de Salvador durante feriadão de Finados
Para o feriadão de Finados, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) contará com...
unnamed (1)
Agora agenciado pela mesma empresa de Vini Jr., Ítalo marca na vitória do Ural e mantém vivo o sonho do acesso na Rússia
O Ural conquistou uma vitória importante na Segunda Divisão do Campeonato Russo ao superar o Chelyabinsk...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos