Salvador, 25 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Prefeitura promove distribuição de 1 mil mudas no Dia da Árvore neste domingo (21)

A Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis) realiza neste domingo (21), a partir das 9h, no Parque da Cidade (Itaigara), a Caravana Mata Atlântica. A ação marca o Dia da Árvore com a distribuição gratuita de 1 mil mudas nativas do bioma, acompanhada de orientações sobre o plantio adequado.

De acordo com o titular da Secis, Ivan Euler, a iniciativa reforça o papel da população na preservação ambiental. “A Caravana da Mata Atlântica é mais do que uma ação simbólica no Dia da Árvore, é um compromisso concreto com a recuperação ambiental e a conscientização da população. Ao distribuirmos 1 mil mudas nativas da Mata Atlântica e orientarmos sobre o plantio correto, estamos fortalecendo o vínculo entre as pessoas e a natureza, além de contribuir diretamente para a restauração de um dos biomas mais ameaçados do país”, afirmou o secretário.

O diretor do Sistema de Áreas de Valor Ambiental e Cultural (Savam), João Resch, destacou a proposta de aproximação com a comunidade. “O projeto Caravana da Mata Atlântica tem como objetivo principal levar a temática da Mata Atlântica às comunidades, disseminando informações sobre sua importância e os serviços ecossistêmicos prestados pelas árvores. Oferecemos orientação sobre como plantar árvores, abordando aspectos ambientais e promovendo a educação ambiental de forma clara e didática”, disse.

Resch falou ainda que a ação deste domingo terá caráter especial por ocorrer na data em que se celebra o Dia da Árvore. “As mudas, disponibilizadas em tubetes, serão acompanhadas por instruções detalhadas da nossa equipe técnica sobre o plantio adequado, incluindo informações sobre o tipo de solo e as especificidades de cada espécie. O objetivo é garantir o sucesso do plantio, permitindo que os cidadãos contribuam ativamente para o meio ambiente, a sociedade e o futuro da humanidade, colocando literalmente a mão na massa para plantar suas árvores”, completou.

Ações recentes – A iniciativa se soma a outras políticas públicas ambientais promovidas pelo município. Em um recente balanço divulgado pela Secis, foi registrado o plantio de 12.640 árvores em Salvador, apenas entre março e setembro de 2025, dentro da Operação Plantio-Chuva. O número é o maior desde o início da iniciativa, que ocorre anualmente e aproveita o período de chuvas para favorecer o enraizamento e a adaptação das espécies ao solo urbano.

No mês passado, a Prefeitura também lançou o Corredor Verde, que transformar o espaço urbano da capital baiana através da arborização. A Avenida Manoel Dias da Silva receberá 115 árvores, sendo ela a primeira via da cidade a receber o projeto.

A iniciativa se espalhará por outras bases de tráfego, da cidade, como Rua Silveira Martins, Av. Dom João VI, Av. Fernandes da Cunha, Av. Jequitaia, Av. Juracy Magalhães e Rua Cônego Pereira, além do bairro Dois de Julho.

Foto: Bruno Concha/ Secom PMS

Veja também

Secult_cobertura_Protagonismo_Negro_Nosso_Mês_Preta_Preta_Pretinha_Julho_das_Pretas_Foto_Juliano_Sarraf_4
Julho das Pretas leva arte e debate sobre protagonismo negro ao Centro Cultural Barra do Pojuca
Foi por meio da arte que a iniciativa “Protagonismo Negro” reuniu mulheres e promoveu um diálogo sobre...
unnamed (2)
Novo reforço da Inter de Limeira, Heitor Roca vive expectativa de estreia diante de ex-clube e reforça confiança em acesso
Mesmo na liderança da Série C, a Internacional de Limeira segue reforçando o seu elenco com o intuito...
unnamed (1)
Daniel dos Anjos é anunciado como novo reforço do Becamex e inicia novo capítulo no futebol vietnamita
O atacante Daniel dos Anjos foi anunciado nesta quinta-feira como novo reforço do Becamex, do Vietnã,...
23_07_2026_Prefeitura promove protecao e desobstrucao de canteiros_Fot Bruno Concha_Secom_Pms (7)
Prefeitura inicia programa de recuperação de canteiros arbóreos com serviços na Rua Portugal, no Comércio
A Prefeitura de Salvador deu início, nesta semana, ao Programa de Proteção e Desobstrução de Canteiros...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026