Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Prefeitura promove mais uma semana de plantios do Corredor Verde na Avenida Manoel Dias

Maior iniciativa de arborização urbana da Prefeitura de Salvador, o programa Corredor Verde segue avançando com novas etapas de plantio na Avenida Manoel Dias da Silva, na Pituba. Nesta semana, foram plantadas na região 17 novas árvores de grande porte, das quais cinco somente nesta quarta-feira (24). A ação faz parte do cronograma que prevê o plantio de 115 espécimes ao longo dos 2,5 km da via.

Entre as espécies plantadas nos últimos dias na avenida, estão oitis de praia, algodoeiros de praia e abricós de praia, todas adaptadas ao clima marinho e com porte grande, acima de 5 metros de altura. Desde o lançamento do programa, há pouco mais de um mês, a Avenida Manoel Dias tem recebido o plantio de árvores de grande porte, que contribuirão para sombreamento, melhora da temperatura, incremento da biodiversidade e maior conforto térmico para moradores e frequentadores da região.

O secretário de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euler, reforça a importância da iniciativa e o cuidado com a implantação das mudas em áreas urbanas. “É um desafio a implantação do projeto, devido às condições de plantio por vezes adversas, por conta de tubulação, por exemplo. Mas os resultados que almejamos valem esse esforço, pelo embelezamento dessa avenida, com árvores grandes, além do sombreamento e da melhoria no microclima da região”, disse o titular da Secis.

Euler lembrou que, em Medelín, cidade colombiana que serviu de inspiração para o Corredor Verde, a ação ambiental resultou em redução de até 2 graus na temperatura, melhoria na presença de fauna e filtragem de poluentes. “Dessa forma, todos ganham: a cidade, a população e o poder público. Pedimos sempre o apoio da população também, no sentido de apoiar a ação e no combate ao vandalismo, para que o programa siga tendo sucesso”, afirmou.

A escolha por árvores adultas e espécies resistentes ao salitre — como oiti de praia, algodoeiro, guanandi, uva-da-praia e abricó de praia — visa garantir a longevidade e a adaptação das plantas ao ambiente costeiro. Além disso, o porte das árvores ajuda a inibir atos de vandalismo nos canteiros.

Programa – O Corredor Verde é uma das ações estratégicas de Salvador no enfrentamento às mudanças climáticas e na promoção da qualidade de vida urbana. Além da Manoel Dias, o programa será estendido para outras vias importantes da cidade, como a Rua Silveira Martins, Avenida Dom João VI, Avenida Fernandes da Cunha, Avenida Jequitaia, Avenida Juracy Magalhães, Rua Cônego Pereira e o bairro Dois de Julho.

Com logística complexa, envolvendo caminhões e equipamentos específicos para o transporte de árvores adultas, além da necessidade de abertura da calçada, o plantio é feito seguindo todos os procedimentos adequados. A iniciativa soma-se a outras ações ambientais que fazem de Salvador uma das capitais brasileiras com maior cobertura vegetal urbana, com 26,2% de área verde, segundo estudo da rede MapBiomas.

Fotos: Otávio Santos / Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Lula-3
Derrubada de MP é derrota imposta ao povo brasileiro, diz Lula
Presidente diz que adversários querem limitar programas sociais O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
camara-1
Câmara aprova retirada da MP alternativa ao IOF; texto caduca
Texto precisava ser aprovado até hoje para não perder validade A Câmara dos Deputados aprovou pedido...
crise_israel_ira_palestina15
Trump anuncia acordo de paz entre Israel e Hamas e promete libertação de reféns
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta quarta-feira, 8, que Israel e...
Haddad
Haddad anuncia acordo para votar MP que substitui aumento do IOF
Fazenda estima perda de arrecadação de R$ 3 bi em 2026 após concessões O governo, o Senado e a Câmara...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!