Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Lazzo e Walerie Gondim compartilham a expectativa de celebrar Gal Costa no concerto da OSBA nesta sexta (26)

A homenagem reúne gerações de artistas e celebra o poder da música baiana no palco da Concha Acústica do TCA

Veterano de carreira consolidada, Lazzo Matumbi e a promissora Walerie Gondim se unem como convidados do concerto Gal 80, que celebra os 80 anos de nascimento de Gal Costa, nesta sexta-feira (26), às 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. A apresentação está com ingressos esgotados, mas terá transmissão ao vivo pela TVE Bahia e pelos canais do YouTube da OSBA e da TVE Bahia. A presença deles representa um encontro de gerações e traduz o movimento afetivo de artistas comprometidos com a memória da cantora baiana.

Lazzo, no auge dos seus 44 anos de carreira, destaca a honra de revisitar o repertório de Gal com a OSBA: “Tudo o que ela cantava chamava a atenção por conta do timbre diferente e agudo dela, que permitia alcançar notas altas. Nós, baianos, temos orgulho em saber que aquela voz vem da nossa terra, a Bahia”.

Ele também realça a importância da união entre o universo das orquestras e a música popular: “A OSBA tem em seu repertório tradicional a música erudita, mas, quando se aproxima de músicos populares, essa junção dá muito certo. É um prazer imenso para um músico popular, como é o meu caso, se juntar a estes músicos. Carlos Prazeres dá este recado de que é possível juntar o popular e o erudito”.

Walerie Gondim, que vem chamando atenção pela interpretação marcante de Gal no musical Djavan, O Musical: Vidas Pra Contar, vê na participação no concerto um momento simbólico. “Para mim é uma alegria poder fazer isso em Salvador, cidade que me acolhe e que hoje é minha casa, ao lado de tantos artistas imensos que admiro. E fazer isso no dia do aniversário de 80 anos dela é realmente muito especial, um presentaço”.

Apesar da identificação com Gal, Walerie deixa claro que estará em cena como ela mesma: “Vou estar ali como Walerie, como artista que sou, emprestando os meus recursos, o meu jeito, para fazer essa homenagem a ela. Sempre fui muito fã de Gal e sempre senti uma conexão muito grande com ela. Ter a oportunidade de viver isso tem um quê a mais, um molho especial”.

Junto a Lazzo e Walerie, integram o time de convidados do concerto os artistas Aiace, Angela Velloso, Clariana, Claudia Cunha, Emanuelle Araújo, Luíza Britto, Márcia Short, Simoninha e Sophie Charlotte, esta última intérprete de Gal no filme Meu Nome é Gal (2023). O espetáculo terá regência de Carlos Prazeres e direção artística de Manno Góes.

O concerto Gal 80 é uma realização do Governo do Estado da Bahia, da Orquestra Sinfônica da Bahia e do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), com patrocínio master do Banco do Brasil, patrocínio da Bahiagás, parceria da Claro e apoio da União Brasileira de Compositores (UBC).

SOBRE A OSBA | Criada em 30 de setembro de 1982, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).

SOBRE O CCBB | O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) é uma rede de espaços culturais gerida e mantida pelo Banco do Brasil, com o objetivo de ampliar a conexão dos brasileiros com a cultura e valorizar a produção cultural nacional. Presente no Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Belo Horizonte, está em avançado processo de instalação de sua nova unidade em Salvador. Na capital baiana, passa a ocupar o Palácio da Aclamação, histórico edifício do início do século passado e que, durante mais de cinquenta anos, foi residência oficial dos governadores da Bahia. Mesmo antes de iniciar suas atividades no Palácio da Aclamação, o CCBB já realiza intervenções culturais na cidade.

Serviço:

26/09 (Sexta-feira) | OSBA em Gal 80

Horário: 19h

Local: Concha Acústica do Teatro Castro Alves

Transmissão: TVE Bahia, YouTube da TVE (youtube.com/tvebahia) e YouTube da OSBA (youtube.com/@OrquestraSinfonicadaBahia)

Ingressos: esgotados

Direção Musical e Regência: Carlos Prazeres

Direção Artística: Manno Góes

Convidados especiais: Aiace | Angela Velloso | Clariana | Claudia Cunha | Emanuelle Araújo | Lazzo Matumbi | Luíza Britto | Márcia Short | Simoninha | Sophie Charlotte | Walerie Gondim

Estacionamento: Gratuito, na Ferreira Costa (Rua General Labatut, 505 – Barris). Será necessária a apresentação do ingresso para acesso ao estacionamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Lula-3
Derrubada de MP é derrota imposta ao povo brasileiro, diz Lula
Presidente diz que adversários querem limitar programas sociais O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
camara-1
Câmara aprova retirada da MP alternativa ao IOF; texto caduca
Texto precisava ser aprovado até hoje para não perder validade A Câmara dos Deputados aprovou pedido...
crise_israel_ira_palestina15
Trump anuncia acordo de paz entre Israel e Hamas e promete libertação de reféns
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta quarta-feira, 8, que Israel e...
Haddad
Haddad anuncia acordo para votar MP que substitui aumento do IOF
Fazenda estima perda de arrecadação de R$ 3 bi em 2026 após concessões O governo, o Senado e a Câmara...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!