Salvador, 22 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Neoenergia Coelba e Saeb assinam termo de cooperação; serviços da distribuidora chegam à plataforma BA.GOV.BR

No primeiro momento, será disponibilizado o serviço de cadastro no projeto de reciclagem Vale Luz; ainda esse ano, novas facilidades serão ofertadas, como a 2a via da conta de energia

A Neoenergia Coelba e a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) firmaram um Termo de Cooperação que permitirá integrar serviços da distribuidora de energia à plataforma BA.GOV.BR, ampliando o acesso digital da população a serviços públicos e essenciais. A iniciativa tem como foco melhorar a experiência dos usuários e viabilizar mais opções de atendimento aos clientes da Neoenergia Coelba via plataforma do Governo do Estado.

O primeiro serviço a ser disponibilizado será o acesso ao cadastro do projeto Vale Luz pela plataforma Ba.Gov.br e nos próximos meses estará disponível a emissão da 2ª via da fatura de energia e outros serviços da distribuidora, que poderão ser acessados diretamente pelo portal e aplicativo da plataforma. A cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação foi realizada na tarde da sexta-feira (26/09), na sede da Neoenergia Coelba, e contou com a presença do diretor-presidente da distribuidora, Thiago Guth, e do secretário da Administração do Estado da Bahia, Rodrigo Pimentel.

Clique Para Download

Thiago Guth, diretor-presidente da Neoenergia Coelba assina Termo de Cooperação
“Seguimos investindo em soluções digitais que aproximem a Neoenergia Coelba dos baianos e simplifiquem o acesso aos nossos serviços. A parceria com o Estado, por meio da Secretaria de Administração, representa mais um passo para oferecer conveniência e agilidade, fortalecendo nosso compromisso com a modernização e a excelência no atendimento”, destacou Thiago Guth, presidente da Neoenergia Coelba.

“Esta parceria traz muito valor para a plataforma e mais comodidade para o cidadão, porque o maior objetivo do ba.gov.br é ajudar o cidadão a encontrar qualquer serviço público, seja estadual, federal ou municipal, num único local. Nesse cenário, é nosso maior interesse contar com a Coelba, para oferecermos à população não só o Vale Luz com as mais diversas facilidades”, ressaltou o secretário da Administração, Rodrigo Pimentel.

“Para nós, este é um momento de felicidade, porque estamos trazendo uma concessionária privada de interesse público para dentro de uma plataforma que atende ao cidadão, independentemente de onde ele esteja”, complementou o coordenador executivo de Transformação Digital da Saeb, Igor Takenami.

Solicitação de cadastro no projeto Vale Luz

Por meio da cooperação, a Saeb disponibilizará sua infraestrutura digital para hospedar serviços prestados pela Neoenergia Coelba, enquanto a distribuidora contribuirá com soluções que facilitem o acesso e a navegação dos cidadãos. O termo prevê ainda a possibilidade de ampliação dos serviços ao longo da parceria.

Primeiro serviço da parceria a ser disponibilizado na plataforma, a solicitação de cadastro no projeto Vale Luz possibilita que os usuários troquem resíduos sólidos por descontos na conta de energia. Além de contribuir para a redução do valor da fatura dos clientes residenciais, o projeto incentiva o uso racional dos recursos naturais e ajuda a minimizar os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de resíduos.

Na plataforma ba.gov.br, o cliente poderá cadastrar até duas contas-contrato no projeto Vale Luz. Esse cadastro será utilizado nos pontos de coleta: ao informar o CPF, o desconto será lançado em uma das contas contrato registradas. Também será possível alterar cadastro ou solicitar a exclusão da participação no programa.

Parceria de longa data para eficiência energética no Estado

A assinatura do novo termo reforça uma colaboração já consolidada entre as instituições. Neste ano, a Neoenergia Coelba e a Secretaria de Administração do Estado renovaram um convênio pioneiro no Brasil, que promove o consumo eficiente de energia elétrica pela administração pública.

A parceria garante que especialistas da Neoenergia Coelba analisem a eficiência energética de todos os aparelhos e equipamentos que o Estado pretende adquirir, orientando para que sejam escolhidos os modelos mais econômicos do mercado. Essa análise impacta diretamente nas despesas públicas e contribui para o desenvolvimento sustentável do estado.

“O termo de cooperação se soma a outras ações realizadas pela Neoenergia Coelba em parceria com o Estado, municípios baianos e instituições sem fins lucrativos que visam uma maior eficiência energética dos nossos consumidores, como a eficientização de prédios, instalação de luminárias de LED na iluminação pública, doação de lâmpadas para a população de baixa renda e instalação de geração solar fotovoltaica. Essas iniciativas garantem maior economia às administrações e contribuem para o desenvolvimento sustentável do nosso estado”, reforça Ana Mascarenhas, superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia.

Além das análises técnicas, a cooperação prevê treinamentos conjuntos para capacitar servidores estaduais sobre a importância da eficiência energética em processos de compra e gestão de materiais.

Veja também

sao_paulo_curso_de_ingles_2
Piso do magistério tem reajuste de 5,4% e vai a R$ 5,1 mil em 2026
MP assinada por Lula atualiza valor, que cresce acima da inflação O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
conselho_federal_de_medicina_cfm
CFM estuda usar Enamed para conceder registro profissional
Para faculdades, discurso dos médicos é corporativista Agência Brasil O Conselho Federal de Medicina...
6971708dd2b92_WhatsApp Image 2026-01-21 at 20.53
Vitória desencanta e goleia a Juazeirense no Barradão
Depois de três empates nas primeiras rodadas do Baianão, o Vitória levou a campo o time principal e desencantou....
Boulos
Fim da escala 6x1 deve aumentar produtividade, diz Boulos
Em entrevista ao Bom dia, Ministro, ele defendeu a redução da jornada O ministro da Secretaria-Geral...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar