Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Hospital Regional de Porto Seguro ganha novas áreas obstétricas e de emergência

O Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães (HDLEM), referência em média e alta complexidade para oito municípios do Extremo-Sul baiano, entregou nesta terça-feira (30) a segunda etapa de reforma e ampliação do centro obstétrico e inaugurou as novas emergências adulto e pediátrica. O investimento ultrapassa os R$ 6,86 milhões entre obras, equipamentos e mobiliário.

A expansão inclui duas novas salas de parto PPP (pré-parto, parto e puerpério), dois leitos de recuperação pós-anestésica e um centro obstétrico com sala de curetagem e sala cirúrgica. A emergência pediátrica passa a contar com uma sala de telemedicina, uma sala de medicação com três poltronas, sala vermelha com dois leitos, cinco leitos de observação pediátrica e consultório médico. Já a ala adulta recebeu, dois novos leitos de sala vermelha e uma sala para acolhimento.

O superintendente de Atenção Integral à Saúde da Bahia, Karlos Figueiredo, destacou o impacto da obra sobre o fluxo de atendimentos. “O hospital recebe diariamente demandas de urgência de toda a região. Estruturas como esta ampliam a capacidade de resposta e reduzem os gargalos, garantindo que gestantes, crianças e pacientes críticos tenham atendimento em tempo adequado”, afirmou.

A secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, ressaltou o caráter regional da intervenção. “Estamos falando de uma unidade que atende diretamente mais de 380 mil habitantes de Porto Seguro, Eunápolis, Santa Cruz Cabrália, Belmonte, Itabela, Guaratinga, Itagimirim e Itapebi. Esses investimentos significam mais segurança no parto, mais resolutividade na emergência e mais dignidade para pacientes e trabalhadores da saúde”, disse.

As obras fazem parte de um ciclo de expansão e requalificação do hospital iniciado em 2023, que incluiu a implantação de uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), uma nova UTI geral, bem como a reforma da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (Ucinca) e nova emergência obstétrica.

Fotos: Marcio Rocha / Saúde GovBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!