Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Outubro Verde em Salvador reforça prevenção e combate à sífilis

A abertura oficial da campanha acontece neste domingo (5/10), na Arena Fonte Nova, em Salvador, durante o jogo entre Bahia e Flamengo_

O Outubro Verde é uma campanha nacional instituída em 2017, dedicada à conscientização sobre a sífilis e a sífilis congênita. Durante todo o mês, o movimento mobiliza profissionais de saúde, instituições e a sociedade para ampliar a informação, incentivar a testagem e garantir o tratamento adequado, fortalecendo o enfrentamento dessa infecção que ainda representa um importante desafio de saúde pública no Brasil.

Em Salvador, a abertura oficial da campanha acontece neste domingo (5/10), na Arena Fonte Nova, durante o jogo entre Bahia e Flamengo. A iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) marca o início de um mês inteiro de atividades voltadas à prevenção, diagnóstico e tratamento da sífilis e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A sífilis é uma doença silenciosa em seus estágios iniciais, podendo não apresentar sintomas. Sua transmissão ocorre principalmente pelo contato sexual desprotegido, mas também pode passar da mãe para o bebê durante a gestação, caracterizando a sífilis congênita — uma condição que pode trazer graves consequências para a saúde da criança. Apesar dos riscos, a doença tem cura: o tratamento é simples, seguro e está disponível gratuitamente na rede pública de saúde.

A SMS destaca que o Outubro Verde é um chamado coletivo: testar, tratar e curar é possível. A mobilização fortalece o cuidado individual e a proteção coletiva, reduzindo a incidência da sífilis e de outras ISTs em Salvador. “A campanha do Outubro Verde é fundamental para quebrarmos o silêncio em torno da sífilis e das demais ISTs. Muitas vezes, o diagnóstico só acontece em estágios avançados, quando já há complicações. Com a testagem rápida e o tratamento gratuito, conseguimos interromper a transmissão, proteger as gestantes e garantir saúde para toda a população. É uma ação de cuidado coletivo que salva vidas”, afirmou a coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) de Sífilis da SMS, Darlene Souza.

*Programação especial*

Ao longo de outubro, a SMS preparou uma série de ações para ampliar o acesso da população à informação e ao diagnóstico precoce. Entre as atividades previstas estão:

Testagem rápida e gratuita para sífilis, HIV e hepatites virais em unidades de saúde, locais estratégicos e grandes eventos;

Distribuição de preservativos e outros insumos de prevenção, acompanhados de orientação sobre práticas sexuais seguras;

Ações educativas em escolas, shoppings, estádios e pontos de grande circulação;

Campanhas digitais nas redes sociais da SMS com informações e esclarecimentos à população.

Vale destacar que os testes rápidos estão disponíveis durante todo o ano nas 159 unidades de saúde do município. Contudo, durante o Outubro Verde, a oferta será reforçada com equipes itinerantes em diferentes pontos da cidade, ampliando o alcance da campanha e garantindo mais acesso ao cuidado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Lula-3
Derrubada de MP é derrota imposta ao povo brasileiro, diz Lula
Presidente diz que adversários querem limitar programas sociais O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
camara-1
Câmara aprova retirada da MP alternativa ao IOF; texto caduca
Texto precisava ser aprovado até hoje para não perder validade A Câmara dos Deputados aprovou pedido...
crise_israel_ira_palestina15
Trump anuncia acordo de paz entre Israel e Hamas e promete libertação de reféns
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta quarta-feira, 8, que Israel e...
Haddad
Haddad anuncia acordo para votar MP que substitui aumento do IOF
Fazenda estima perda de arrecadação de R$ 3 bi em 2026 após concessões O governo, o Senado e a Câmara...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!