Salvador, 19 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Assistida da Apae Ipirá tem obra exposta em Salvador durante a mostra “Arte que Une: Oportunidades que Transformam”

Exposição segue até dia 18, no Shopping Center Lapa, com obras autorais produzidas em oficinas de arte das Apaes de diferentes cidades baianas

A assistida da Apae Ipirá, Loiane Santos Santana, 41 anos, esteve presente, na última quarta-feira (1), na abertura da exposição “Arte que Une: Oportunidades que Transformam”, realizada no Shopping Center Lapa, em Salvador. Na ocasião, ela conferiu de perto a exibição de sua obra “Encontro de Amigas”, inspirada em um momento vivido na Reserva da Mata da Caboronga, onde mora com a família.

O quadro de Loiane é uma das 12 obras integrantes da exposição, que segue até o dia 18, aberta ao público, no piso L2 do Shopping Center Lapa, um dos mais tradicionais da capital baiana, localizado no Centro da cidade. A mostra é resultado do empenho da Federação das Apaes do Estado da Bahia (Feapaes-BA) em promover a inclusão por meio da arte, viabilizando a participação dos artistas assistidos pelas associações de Salvador, Barreiras, Brumado, Caetité, Jequié, Maracás, Paramirim, Riachão do Jacuípe, São Francisco do Conde, Vitória da Conquista, Euclides da Cunha e Ipirá.

Loiane é uma das mais de 100 pessoas assistidas pela Apae de Ipirá. A instituição, que completou 15 anos de atuação em 2025, desenvolve um trabalho multidisciplinar, oferecendo oficinas pedagógicas como arte, lógica e matemática, além de atendimentos em fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia.

Quem também participou da abertura da mostra e celebrou a oportunidade de ter sua obra exposta foi Carlos Henrique Mendes, da Apae Salvador. Ele está com o quadro “Kitsue” em exibição. Carlos cria criaturas mitológicas inspiradas no folclore japonês. Seu processo começa com pesquisa e esboços, evoluindo para dias de trabalho no ateliê, onde modela e pinta com atenção aos detalhes. Nas aulas, compartilha técnicas e lida com desafios como a escolha de materiais e a preservação de texturas, sempre buscando que cada obra expresse a força e a simbologia das lendas que o inspiram.

Conheça todas as obras expostas:

  • Fabrício Moreira Ribeiro – APAE Barreiras | Obra: Diversidade que transforma

  • Lindinalva Santiago dos Santos |  APAE Brumado | Obra: A Casa

  • Tálisson Douglas – APAE Catité | Obra: O Peixe

  • Loiane Santos Santana – APAE Ipirá | Obra: Encontro de Amigas

  • Cremilson dos Santos Miranda – APAE Maracás | Obra: Memórias de Infância

  • Roseny de Oliveira – APAE Paramirim | Obra: No silêncio, nasce o imaginário

  • Karen Rios Rocha Sanches Brito – APAE Riachão do Jacuípe | Obra: Memórias de Infância

  • Joseli, Matilde, Raveneia, Luciana Sá, Elizio e João França – APAE São Francisco do Conde | O trabalho foi desenvolvido coletivamente, como parte das ações do Novembro Negro 2024, com o tema “A cultura africana na APAE de São Francisco do Conde”

  • Rafaela Motta – APAE Vitória da Conquista | Obra: Celebração das Artes

  • Ronaldo Matos do Nascimento Cruz – APAE Euclides da Cunha | Obra: Pintando meus sonhos…Minha realidade

  • Carlos Henrique Mendes dos Santos – APAE Salvador | Obra: Kitsue

Serviço

O quê: Exposição “Arte que une: Talentos de uma Bahia Inclusiva”

Exposição com 12 obras produzidas em oficinas de arte das Apaes de diferentes regiões da Bahia, celebrando a diversidade e a inclusão social

Quando: Até dia 18 de outubro

Onde: Shopping Center Lapa – Piso L2, Salvador

Quanto: Gratuito

Feapaes-BA
A Federação das Apaes do Estado da Bahia (Feapaes-BA) representa 82 Apaes em todo o estado, com atuação nas áreas da assistência social, educação inclusiva, saúde e defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, com atendimento direto à 25 mil famílias. A Feapaes busca permanentemente parcerias estratégicas com os setores da sociedade, visando ampliar o alcance de suas ações e promover impactos sociais sustentáveis, além do desenvolvimento das Apaes.

Shopping Center Lapa

Há 29 anos em Salvador, o Shopping Center Lapa é o centro de compras que faz parte da história dos baianos. Localizado no Centro da capital, o empreendimento conta com mais de 170 operações com grandes marcas, além de prestação de serviços e oportunidades de lazer e entretenimento como cinema, atrações musicais, eventos e apresentações culturais. Com uma estrutura completa que agrega conforto, qualidade e comodidade para toda a família, o shopping oferece diversas opções de restaurantes e quiosques, além de fraldário e estacionamento, tudo para garantir uma experiência incrível aos clientes.

Sobre a AD Shopping

O AD Shopping está presente em todas as regiões brasileiras. Seu portfólio é composto por 43 empreendimentos de diversos formatos, localizados tanto em capitais quanto no interior. São 32 anos de experiência em desenvolvimento, planejamento, comercialização e gestão de shopping centers. O Grupo AD lançou recentemente a AlugueON, plataforma digital de locação de lojas e merchandising, que vai facilitar a prospecção dos locatários na obtenção do ponto comercial em sua estratégia de expansão comercial, seja em lojas, seja em quiosques ou mídia no mall.

Visite: www.adshopping.com.br, www.admall.com.br e www.alugueon.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

unnamed (2)
Matrícula para ingresso de novos estudantes do Ensino Médio na rede estadual começa nesta segunda (19)
Estudantes de qualquer série do Ensino Médio que desejam ingressar em uma escola da rede estadual de...
retrospectiva74
Entenda as liquidações do Banco Master e da Reag
Cerca de 1,6 milhão de clientes foram afetados pelas irregularidades As liquidações do Banco Master,...
o-ultimo-azul-rodrigo-santoro-denise-weinberg_copiar
Streaming Tela Brasil tem lançamento previsto para este trimestre
Plataforma está em fase final de testes, diz nota do MinC O Ministério da Cultura (MinC) esclareceu,...
VIC
Pode pedir música no Fantástico? Vitória empata terceira seguida, dessa feita contra o Porto
Terceira rodada do Baianão e o Vitória continua sem vencer. Também continua sem perder. Pelo menos, dessa...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar