Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Empreendedores apresentam resultados de projetos apoiados pelo programa In Pacto em Salvador

A avaliação dos negócios apoiados pelo Programa de Pré-Incubação da In Pacto foi realizada na tarde desta quarta-feira (8), no auditório do Parque Social, localizado no Parque da Cidade, no bairro do Itaigara. O evento marcou o encerramento de mais um ciclo do programa, que, ao longo dos últimos oito meses, acompanhou o desenvolvimento de empreendedores e potenciais empreendedores com iniciativas de impacto social positivo voltadas ao desenvolvimento sustentável de Salvador.

Durante o período, os participantes receberam capacitação gratuita e suporte técnico, operacional e gerencial, com o objetivo de fortalecer seus negócios e ampliar os resultados sociais de suas ações. Nesta edição, oito iniciativas apresentaram suas soluções: Ateliê Deusa Chique, Amara Limpa, Neuro Inverso, Troca Sustentável, +1Work, Solar99, Malaika e Cidadão Atento.

O secretário municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euler, falou sobre o papel da Prefeitura de Salvador e do Parque Social no fortalecimento do empreendedorismo social. “A incubadora, com alguns anos de atuação, desenvolve um processo contínuo de apoio a empreendedores sociais. O programa oferece, sem custos, a orientação de especialistas em diversas áreas”, explicou.

“O objetivo é auxiliar os empreendedores em suas diversas demandas. Neste momento, o programa encerra mais um ciclo de oito meses, com os empreendedores sociais selecionados por meio de edital. A Prefeitura de Salvador e o Parque Social ofereceram este programa à comunidade, em especial aos pequenos empreendedores e empreendedores sociais. Este é um momento de celebração e reconhecimento do programa, que tem oferecido suporte à população de Salvador ao longo dos anos”, completou o titular da Secis.

A diretora-geral do Parque Social, Sandra Paranhos, comentou a importância da iniciativa no estímulo à inovação e ao desenvolvimento sustentável. “O Parque Social tem a missão de atuar em diversas áreas. Aqui, oferecemos apoio a empreendedores e potenciais empreendedores que apresentam propostas inovadoras. Desta forma, contribuímos para o desenvolvimento de um cenário empresarial em Salvador mais engajado com o potencial de seus empreendimentos, impulsionando a inovação e atendendo às necessidades da cidade”, afirmou.

Entre os participantes, o empresário Rodrigo Jerry, responsável pela plataforma Cidadão Atento, avaliou positivamente a experiência. “Gostei muito da apresentação do programa desde o princípio. Após a aprovação, me dediquei a elaborar o projeto com afinco e apresentá-lo. Gostei do projeto como um todo, da assessoria dos mentores e da interação com os participantes. Aproveitei ao máximo as oportunidades, tirando minhas dúvidas e participando de todas as atividades. O aprendizado foi contínuo e estou aplicando o conhecimento em outras atividades. Tenho ótimas expectativas, pois já estou desenvolvendo o produto”, relatou.

Criador do +1Work, uma plataforma voltada para micro e pequenos empreendedores de territórios periféricos, Alan Silva também pontuou o impacto do programa. “A minha experiência com a In Pacto foi excelente. Meu produto surgiu aqui. Fui selecionado no edital no final do ano e tive a oportunidade de aprimorá-lo. Inicialmente, eu tinha apenas uma ideia, mas, por meio das mentorias e do acompanhamento do programa, compreendi o potencial do meu produto. A plataforma, sua concepção e a formalização do negócio foram viabilizadas pelas oficinas e encontros. O programa In Pacto foi fundamental para transformar meu projeto, sendo, verdadeiramente, o berço do +1Work”, contou.

Programa – A In Pacto é resultado da parceria entre o Parque Social e a Prefeitura de Salvador, por meio da Secis, e tem como propósito impulsionar o empreendedorismo e a inovação social na capital baiana. Os empreendimentos apoiados são incentivados a ir além da fase de incubação, com acesso a premiações, investimentos e canais de comercialização, consolidando o programa como um instrumento de fortalecimento de negócios inovadores e socialmente responsáveis na capital baiana.
Fotos: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!