Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Neto Carletto quer definição de diretrizes, direitos e obrigações no atendimento de pessoas com transtorno do espectro autista

Ciente dos diversos casos de desrespeito e despreparo no atendimento às pessoas com transtorno do espectro autista, o deputado federal Neto Carletto apresentou na Câmara um Projeto de Lei com a finalidade de definir diretrizes, direitos e obrigações no atendimento de pessoas com TEA.

Segundo o deputado, o parlamento brasileiro deve atuar para corrigir o que muitas vezes é resultado de falta de treinamento adequado de funcionários e colaboradores no setor público e privado. “Acreditamos que cabe alterar a Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, para definir diretrizes, direitos e obrigações no atendimento de pessoas com transtorno do espectro autista”, pontuou Neto.

Ainda de acordo com o parlamentar, é necessário que essa Política Nacional fomente a capacitação e o treinamento de funcionários e colaboradores de empresas para atender pessoas com transtorno do espectro autista, ao mesmo tempo em que deve ser fixado que constitui um direito para essas pessoas o atendimento adequado e livre de preconceitos no setor público e no setor privado. “Entendemos que as empresas precisam ter mais de 30 pessoas em seu quadro de funcionários e colaboradores e sejam obrigadas a fornecer treinamento para o atendimento adequado de pessoas com transtorno do espectro autista em suas respectivas áreas de atuação empresarial. Isso ajudará na inclusão de protocolos de atendimento personalizados, promovendo uma abordagem mais eficaz e empática”, concluiu Neto Carletto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Jader
Mais de 12 mil favelas passam a ter CEP
Medida vai beneficiar 16,3 milhões de pessoasO governo federal antecipa em mais de um ano a implementação...
trabalho infantil
MEC publica cartilha sobre enfrentamento ao trabalho infantil
Publicação incentiva formação continuada de professores no tema A cartilha Enfrentamento ao Trabalho...
pesca
Início do defeso da piracema restringe pesca comercial no país
Medida vigora desde 1º de outubro e vai até 31 de janeiro de 2026 Está em vigor, desde 1º de outubro,...
Vini
Incêndio atinge casa do atacante Vinícius Jr. em Madri
A residência do atacante Vinícius Jr., localizada em La Moraleja, área nobre de Alcobendas, nos arredores...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!