Salvador, 8 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Ilhéus: professor morre afogado horas antes de ir para festa de aniversário do filho

Um professor de 51 anos morreu após se afogar na Praia dos Milionários, em Ilhéus, no sul da Bahia, no domingo (12). A vítima morava em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, e voltaria para a cidade após o banho de mar para comemorar o aniversário do filho.

Antônio Marcos Andrade de Oliveira atualmente trabalhava como professor de história no Colégio Estadual José de Sá Nunes, em Vitória da Conquista.

De acordo com familiares, ele estava em Ilhéus com um casal de amigos e decidiu dar um último mergulho antes de voltar para casa. Ao perceber que Antônio Marcos estava se afogando, os amigos chamaram os salva-vidas, mas ele não resistiu.O professor deixou três filhos, sendo dois homens de 24 e 21 anos, e uma mulher de 20 anos.

O corpo do professor será levado de Ilhéus para Vitória da Conquista, mas ainda não há detalhes sobre o velório e enterro.
Antônio Marcos também exerceu uma carreira política em Vitória da Conquista. Ele foi secretário municipal nas gestões dos prefeitos Guilherme Menezes e Zé Raimundo, e gestor estadual com atuação na Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa), Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sedesb) e Secretaria da Educação do Estado da Bahia (Sec).

Ele também atuou como presidente municipal do partido político PC do B, que em nota lamentou a morte do profissional.

“Inspirou gerações de estudantes e colegas com sua postura ética, seu amor pela docência e sua crença no poder transformador da educação. Seu exemplo continuará vivo em todos que tiveram o privilégio de aprender com ele — dentro e fora das salas de aula”, publicou.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) e a prefeitura de Vitória da Conquista também lamentaram a morte do professor .

G1

Veja também

morta
São Franciso do Conde: suspeito de matar mulher com mais de 40 facadas após discussão por ciúmes é preso
Um homem de 36 anos foi preso na segunda-feira (7), suspeito de matar uma mulher com mais de 40 golpes...
crime
Homem que confessou ter feito disparo que matou filha de PMs no Imbuí já tinha sido preso em 2024 com moto roubada
O homem que foi preso após confessar ser o responsável pelo disparo que matou a filha de dois policiais,...
Edifício sede do Banco do Brasil, em Brasília
Bancários da Bahia anunciam greve em instituições públicas a partir da próxima quinta-feira
O Sindicato dos Bancários da Bahia anunciou a paralisação das atividades por tempo indeterminado no estado,...
flamengo
Flamengo é indicado ao prêmio de melhor clube masculino da Bola de Ouro 2026
O Flamengo está entre os cinco indicados ao prêmio de melhor clube masculino de 2026 da Bola de Ouro....

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige