Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Camaçari avança para implantação de sistema para qualificação da Vigilância Sanitária

A Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau), através da Vigilância Sanitária (VISA), com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), está se estruturando para implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) por meio do Projeto IntegraVisa.

A iniciativa tem como objetivo reorganizar as responsabilidades das ações de vigilância sanitária, mediante adoção dos fundamentos e práticas da gestão da qualidade, com ênfase na capacitação, padronização de processos e aprimoramento contínuo das atividades de gerenciamento de riscos sanitários.

Após a conclusão da etapa do curso à distância voltado à implantação do SGQ, a equipe da VISA municipal participou da Oficina Nacional de Lições Aprendidas, realizada em São Paulo (SP) nos dias 29 e 30 de setembro. O evento reuniu representantes de vigilância sanitária de diversas regiões do país e marcou o encerramento do nível 1 da iniciativa.

O projeto teve início com a participação de 150 unidades de vigilância sanitária em todo o Brasil, das quais apenas 80 foram aprovadas e convidadas a avançar para o nível 2, entre elas, a Vigilância Sanitária de Camaçari, que segue progredindo na qualificação da gestão no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.

Mariana Luz, coordenadora da VISA no município e uma das servidoras envolvidas no desenvolvimento do projeto em Camaçari, ressaltou a relevância da ação. “Traz visibilidade sobre a importância da vigilância sanitária para a população. O avanço nas fases demonstra que o município está se engajando e buscando mecanismo de aprimoramento, o que contribui na melhoria dos serviços ofertados”, destacou.

A implementação do SGQ estabelece o modelo de gestão da qualidade como um pilar fundamental na organização das ações de vigilância sanitária em nível municipal, incorporando princípios, metodologias e ferramentas de qualidade.  O processo é pautado na qualificação da equipe técnica e na reestruturação dos fluxos de trabalho, fortalecendo os serviços prestados à população, aumentando a segurança sanitária e ampliando a capacidade de atuação do município na oferta de produtos e serviços com maior eficácia, confiabilidade e qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Betto Jr
Semob monta operação especial de transporte para a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
A Secretaria de Mobilidade (Semob) irá realizar uma operação especial de transporte por conta da Festa...
Paripe
Paripe: homem é preso suspeito de tentar estuprar médica em unidade de saúde que fica ao lado de companhia policial
Um homem de 30 anos foi preso, na quinta-feira (4), suspeito de tentar estuprar uma médica, de 33 anos,...
Palco Nelson Rufino
Nova Orla de Pituaçu será inaugurada neste sábado (6) com lavagem, estátua de Nelson Rufino e show de Filhos de Jorge
A Prefeitura de Salvador inaugura oficialmente a Nova Orla de Pituaçu neste sábado (6), a partir das...
Ônibus elétrico no Centro Histórico
Semob amplia período de testes da linha experimental no Centro Histórico
A Secretaria de Mobilidade (Semob) ampliará o período de funcionamento da linha experimental criada temporariamente...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar