Salvador, 23 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Super Sábado da Saúde atende milhares de soteropolitanos em campanhas de vacinação, Outubro Rosa e Outubro Verde

Salvador viveu um dia dedicado à prevenção e cuidado com o Super Sábado da Saúde, realizado neste dia 18 de outubro pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A mobilização reuniu três grandes campanhas — Outubro Rosa, Outubro Verde e Multivacinação — em uma ampla ação simultânea, que alcançou milhares de pessoas em toda a cidade.

Durante o Dia D do Outubro Rosa, mais de 8 mil agendas foram disponibilizadas em toda a rede municipal de saúde, com o objetivo de fortalecer a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. As marcações foram abertas às 8h e seguiram dentro da normalidade, registrando 90% de ocupação geral ao final do dia — sendo 94% para exames e 84% para consultas.

No âmbito do Outubro Verde, a mobilização na Praça João Martins, localizada em Paripe, no Subúrbio Ferroviário, realizou 270 testes rápidos para sífilis e HIV em 135 pessoas. Quatorze pessoas testaram positivo para sífilis, das quais 9 homens e 5 mulheres. Todos foram devidamente encaminhados para acompanhamento e tratamento pela rede municipal.

Já o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação teve forte adesão das famílias, com 4.990 pessoas imunizadas. A iniciativa reforça o compromisso da SMS em ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes, garantindo proteção contra doenças imunopreveníveis.

“O Super Sábado da Saúde foi marcado pelo engajamento das equipes e envolvimento da população, que aproveitou o fim de semana para colocar a saúde em dia. Agradecemos a todos os profissionais que atuaram com dedicação, acolhimento e compromisso, fazendo da mobilização um verdadeiro sucesso. Com informação, cuidado e trabalho em equipe, Salvador segue avançando na construção de uma cidade mais saudável e protegida”, destacou o secretário de Saúde, Rodrigo Alves.

Veja também

unnamed (1)
Já com mais de 40 jogos no ano, Igor Fernandes valoriza ‘empenho coletivo’ do Náutico e projeta confronto com o Juventude
Jogando fora de casa pela Série B do Brasileirão, o Náutico somou um ponto importante diante do Goiás....
AME Pirajá
Multicentro AME Pirajá realiza Dia D do Outubro Rosa com oferta de mamografias
O Multicentro AME Pirajá, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, realiza, neste sábado (24),...
Prefeito Bruno Reis na Câmara de Salvador-Foto-Betto Jr
Bruno Reis repudia violência sexual contra agente de endemias em Salvador: “Episódio revoltante, covarde e inaceitável”
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, repudiou, nesta quinta-feira (22), o caso de uma agente de combate...
Blue Run Salvador - edição 2025 - Crédito - Fotoshow 2
Meia Maratona Blue Run Salvador Mater Dei terá mais de R$ 33 mil em premiações
Com percursos de 5, 10 e 21 km, prova acontece em 1º de novembro e recebe inscrições até 30 de outubro...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos