Salvador, 11 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Festival reúne lideranças femininas mundiais no Rio

Atrações serão vistas entre os dias 24 e 26 próximos na Maré
O festival Mulheres do Mundo – WOW – retorna para sua terceira edição no Rio de Janeiro entre os dias 24 e 26 próximos. O evento será no Complexo da Maré.

Cerca de 150 mulheres convidadas vão se dividir entre rodas de debate, shows, feiras de empreendedorismo e competições esportivas para discutir temas voltados à igualdade de gênero, justiça reprodutiva e questões climáticas.

A iniciativa conta com a presença confirmada de nomes do ativismo político e cultural como a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, as escritoras Conceição Evaristo e Sueli Carneiro, a pajé Japira Pataxó, a ex-ministra da Justiça francesa Christiane Taubira.

Os shows terão Fat Family, Fafá de Belém, Priscila Senna, MC Luanna, Kaê Guajajara e a cantora LGBTQIAP+ BIAB. Os ingressos para o festival estão disponíveis no site oficial do WOW. As apresentações, como todas atrações do festival, são gratuitas.

Cidade sem fronteiras
O Festival Mulheres do Mundo foi criado em 2010 pela diretora e produtora britânica Jude Kelly. Nos últimos 15 anos, passou por 23 países em seis continentes, envolvendo mais de cinco milhões de pessoas em ações que elevam a potência feminina e pensam o futuro.

O Rio de Janeiro, que recebeu as edições de 2018 e 2023, ainda é a única cidade da América Latina a sediar o festival, realizado ambas as vezes na praça Mauá, no centro da cidade. Pela primeira vez, o Mulheres do Mundo acontece nas comunidades.

A promoção é liderada pela Organização Não Governamental (ONG) Redes da Maré, que atua desde 2007 na garantia de direitos e ações voltadas para a população de mais de 140 mil pessoas que residem entre as 15 favelas do Complexo da Maré.

“Realizar um festival do porte do WOW num território de favela é afirmar a importância de olhar para a cidade de uma forma igualitária, se apropriando dos espaços sem barreiras ou fronteiras”, afirma Eliana Sousa Silva, diretora fundadora da Redes da Maré, diretora geral e curadora do Festival Mulheres do Mundo no Brasil.

Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

unnamed (1)
Após acesso à Série B e artilharia, Rodolfo encerra seu vínculo com o São Bernado: “Motivado para alcançar novos objetivos”
Fundamental para o acesso do São Bernardo à Série B, o atacante Rodolfo não continuará no Tigre na temporada...
unnamed
Contratado em definitivo, goleiro Igo Gabriel pretende fazer história no Figueirense: “Muito feliz”
Edson Bastos, Andrey, Gatito Fernández, Alex Muralha, Tiago Volpi, Wilson. Há muitos anos a camisa um...
fÓRMULA 1
FIA aprova regulamentos da Fórmula 1 para 2026 e define ajustes no formato esportivo
A Federação Internacional do Automobilismo (FIA) encerrou, nesta quarta-feira (10), a última reunião...
trofeo-copa-america-conmebol-9807
Conmebol define transmissões de Libertadores, Sul-Americana e Recopa para o ciclo 2027–2030
A Conmebol confirmou, nesta quarta-feira (10), quais grupos de mídia estarão responsáveis pela transmissão...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar