Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Estudantes de Salvador terão ônibus gratuitos nos dois domingos de Enem

Os estudantes de Salvador que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste e no próximo domingo (9 e 16 de novembro) poderão contar com passagem gratuita nos ônibus da cidade. A medida, anunciada pelo prefeito Bruno Reis na tarde desta sexta-feira (7), é uma parceria entre a Secretaria de Mobilidade (Semob) e a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

 

Para ter direito ao benefício, o estudante deverá utilizar o seu cartão Salvador Card de meia passagem estudantil ao passar pela catraca, no período das 10h às 20h. A gratuidade poderá ser utilizada tanto nos ônibus regulares da cidade quanto no BRT e no Sistema de Transporte Complementar (STEC).

 

Segundo o secretário de Mobilidade de Salvador, Pablo Souza, a medida visa oferecer maior tranquilidade aos estudantes que farão as provas. “Essa é uma política pública de inclusão social para a juventude de nossa cidade”, explicou. O gestor destacou ainda que o benefício somente será válido para os estudantes que tiverem seu cartão de meia passagem ativos e válidos. Também não será necessária a apresentação de comprovante de inscrição ao passar pelas catracas.

 

Para a secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Fernanda Lordêlo, “a gratuidade para os alunos que vão fazer o Enem é mais uma política pública que vem se efetivando no município de Salvador, dando todo o apoio necessário e, neste caso, econômico e psicossocial, pois isso tranquiliza as famílias com este gasto e faz com que eles se sintam mais tranquilos para a realização da prova que vai mudar a sua vida”, destacou.

 

Além da gratuidade na passagem, a Semob preparou ainda uma operação especial de transporte para os domingos de prova. Ao todo, 143 ônibus irão reforçar a frota de 72 linhas e 21 terminais, como Acesso Norte, Pirajá, Mussurunga e Águas Claras. “Estamos fazendo todo o possível para que os estudantes possam chegar aos locais de prova com conforto e tranquilidade, e lembramos que, no dia da prova, saiam de casa com antecedência para evitar qualquer atraso”, destacou Pablo Souza.

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar