Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Prejuízo por furtos e vandalismo na iluminação pública em Salvador já é 40% maior que em 2024

A Prefeitura de Salvador, por meio da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), já contabiliza este ano um prejuízo 40% maior por furtos e vandalismo na rede de iluminação pública em comparação com o ano passado. Segundo levantamento da diretoria, as despesas deste ano relacionadas a episódios de danos causados aos equipamentos já ultrapassaram os R$ 3,6 milhões.

Ainda de acordo com o órgão, são 1.059 casos registrados em 2025. Entre janeiro e outubro, mais de 41 mil metros de cabos foram furtados, comprometendo o funcionamento de diversos pontos de iluminação em vias, praças e avenidas de Salvador.

O diretor de Iluminação Pública, Ângelo Magalhães, reitera que os prejuízos impactam não apenas o orçamento municipal, mas também o planejamento das ações de melhoria da rede. “Cada metro de cabo furtado representa dinheiro público desperdiçado e iluminação que deixa de chegar a quem precisa. Esses R$ 3,6 milhões poderiam estar sendo aplicados em novas obras, na modernização dos parques de iluminação e em projetos de expansão que beneficiariam milhares de soteropolitanos, destaca.

Os bairros e localidades com maior incidência de furtos e vandalismo em 2025 são Cassange, com mais de 2,5 mil metros de cabos furtados; o Km 17, com mais de 1,5 mil metros de cabos subtraídos, além de 16 braços e luminárias danificados; e Stella Maris, onde mais de 300 luminárias específicas para tartarugas foram vandalizadas.

As ocorrências envolvem principalmente o furto de cabos subterrâneos e danos a quadros de comando e luminárias, gerando apagões e afetando a rotina de moradores e motoristas. Estima-se que 90% dos apagões registrados em Salvador sejam provocados por ações de furtos e vandalismo.

A Dsip tem intensificado o monitoramento e as rondas preventivas em áreas críticas, além de manter diálogo constante com as forças de segurança pública para coibir as ocorrências. “Entretanto, é fundamental que a população também participe desse esforço, denunciando qualquer ação suspeita”, reforça o diretor de Iluminação Pública.

As denúncias podem ser feitas pelo número 156, central de serviços da Prefeitura de Salvador, ou pelo portal Salvador Digital.

Fotos: Lucas Moura / Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Betto Jr
Semob monta operação especial de transporte para a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
A Secretaria de Mobilidade (Semob) irá realizar uma operação especial de transporte por conta da Festa...
Paripe
Paripe: homem é preso suspeito de tentar estuprar médica em unidade de saúde que fica ao lado de companhia policial
Um homem de 30 anos foi preso, na quinta-feira (4), suspeito de tentar estuprar uma médica, de 33 anos,...
Palco Nelson Rufino
Nova Orla de Pituaçu será inaugurada neste sábado (6) com lavagem, estátua de Nelson Rufino e show de Filhos de Jorge
A Prefeitura de Salvador inaugura oficialmente a Nova Orla de Pituaçu neste sábado (6), a partir das...
Ônibus elétrico no Centro Histórico
Semob amplia período de testes da linha experimental no Centro Histórico
A Secretaria de Mobilidade (Semob) ampliará o período de funcionamento da linha experimental criada temporariamente...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar