Salvador, 20 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Leitura em voz alta: especialista explica como o hábito fortalece o aprendizado das crianças

Prática desenvolve atenção, memória e raciocínio lógico, além de ampliar o vocabulário e a compreensão de textos

A infância é uma fase decisiva para despertar o gosto pelos livros, e a leitura em voz alta, feita por pais, responsáveis ou educadores, pode ser uma poderosa aliada nesse processo. Mais do que um momento de afeto e conexão, esse hábito contribui para o desenvolvimento da linguagem, melhora a pronúncia, estimula a memória e fortalece a compreensão de texto desde cedo.

De acordo com Ricardo Paschoalato, especialista em educação na rede Kumon e pós-graduado em Psicopedagogia e Tecnologias na Aprendizagem, ler em voz alta é um exercício completo para o cérebro infantil. “Quando a criança lê em voz alta, ela precisa decodificar as palavras, entender o significado e expressar o conteúdo de forma compreensível, tudo ao mesmo tempo. Isso exige atenção, concentração e raciocínio lógico, habilidades essenciais para o aprendizado”, explica.

A presença dos pais nesse momento potencializa ainda mais os resultados. “A leitura em voz alta feita pelos pais contribui para o processo de alfabetização e mostra à criança que ler pode ser prazeroso. O aprendizado acontece de forma leve e envolvente, e a atenção recebida reforça o interesse e o vínculo familiar”, destaca o especialista.

Ricardo também reforça a importância da constância e da interação durante a atividade. “Escolham juntos a história, façam vozes diferentes, conversem sobre o que acontece. Essa troca vai muito além das palavras: ela estimula o cérebro, fortalece vínculos e cria referências para um futuro leitor confiante”.

Além de favorecer o desenvolvimento linguístico, o hábito de ler em voz alta colabora para a autoconfiança e expressão oral das crianças. “Crianças que praticam a leitura em voz alta tendem a se comunicar melhor e a se posicionar com mais segurança na sala de aula”, conclui o educador.

O incentivo à leitura em voz alta é fundamental no método Kumon, sendo estimulado desde os primeiros anos, antes mesmo da alfabetização. Ao compartilhar diferentes tipos de textos e histórias, a criança amplia o vocabulário, desenvolve a compreensão e a criatividade, e aprende a perceber a leitura como uma atividade prazerosa, fortalecendo tanto o aprendizado quanto o vínculo com os pais.

A rotina com o método incentiva a leitura tanto por meio do material didático, como de livros selecionados que fazem parte da Bibliografia Recomendada Kumon, disponível em todas as unidades, além do momento de leitura durante o tempo de estudo na própria unidade. O Kumon de Português favorece o gosto pela leitura e o desenvolvimento de habilidades essenciais, como interpretação de textos, proporcionando um aprendizado com mais disciplina e organização. De forma objetiva, o estudo privilegia o aluno de modo que ele consiga se organizar e ter uma rotina clara e leve para realizar suas atividades.

Veja também

Chuva-SP
SP: chegada de frente fria amplia nível de alerta da Defesa Civil
Gabinete de Crise é criado para acompanhar desdobramento das chuvas A Defesa Civil de São Paulo instalará...
27_12_2025_Salvador_Acolhe_no_Festival-Virada_Foto_Camile_Barreto_Secom_PMS-9
Construído pela Prefeitura, pacto garante comida e transporte a trabalhadores do Carnaval; ações já foram vistas no Festival Virada
Há dois meses, a Prefeitura de Salvador assinou um pacto com outros entes do poder público para ampliar...
motoboys
Mussurunga: motoboys realizam protesto e prometem greve de entregadores
Motoboys realizam, na manhã desta segunda-feira (19), um protesto nas imediações da Estação Mussurunga....
unnamed (2)
Natura Aura Alba é eleito o melhor perfume feminino do Brasil no Fragrantica Awards 2025
Além de Aura Alba, a fragrância Essencial Sentir masculina também foi destaque no ranking especializado...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar