Os estudantes da Escola Estadual Presciliano Silva, no bairro da Ribeira, em Salvador, participaram, nesta segunda-feira (24), da primeira edição da Feira Artística da unidade escolar, tendo como foco a arte contemporânea. A atividade, que prossegue até esta terça-feira (25), conta com apresentações culturais, performances, aulas temáticas, oficinas, debates e exposições de obras artísticas.
A professora de artes da escola, Bárbara Cezano, responsável pela organização do evento, contou que a feira surgiu da necessidade de mostrar o fazer artístico dos estudantes. “Trata-se de um espaço voltado para a exposição das produções artísticas, no qual eles têm a oportunidade de mostrar os seus respectivos talentos”.
A estudante Stefane Santos, 15 anos, 9º ano, aprovou a programação da feira, tanto que participou de uma apresentação de dança afro e do Desfile Beleza Negra, que envolveram a temática do Novembro Negro. “Gostei muito da proposta da feira, pois todos os estudantes se interagem e, também, serve para ampliar o nosso conhecimento sobre arte e cultura. Estou gostando muito de participar das atividades”, comentou.
Sala de exposições
Um dos destaques do evento é a sala de exposições de instalações e obras artísticas produzidas pelos estudantes como quadros, cartazes e esculturas envolvendo diferentes temas. Uma das obras exibidas foi batizada de “40 anos do Axé”, que homenageia o cantor Luiz Caldas.
O estudante Diego Freitas, 16 anos, 9º ano, um dos responsáveis por apresentar as obras, falou sobre a finalidade da exposição. “O intuito é estimular a criatividade e despertar o interesse das pessoas pela arte. Temos várias obras que fazem críticas sociais sobre diferentes temas, a exemplo do preconceito racial e das religiões africanas”, comentou.